Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Esporte Sexta-feira, 12 de Abril de 2024, 18:11 - A | A

Sexta-feira, 12 de Abril de 2024, 18h:11 - A | A

Primeira Rodada

Brasileirão começa neste sábado com 13 campeões entre os 20 participantes

Quatro jogos abrem a competição neste sábado, com novidade no uso do VAR

Rogério Vidmantas
Capital News

Agência Palmeiras

Palmeiras

Palmeiras, de Weverton e Raphael Veiga, defende o bicampeonato brasileiro

O Campeonato Brasileiro começa neste sábado, com a rodada de abertura da Série A. Até o fim do mês, começam também as outras três divisões, movimentando, no total, 124 clubes, sendo 20 nas séries A, B e C. Na Série D, entre os 64 clubes, o Costa Rica EC representa o futebol sul-mato-grossense.

Na edição 2024 da Série A, 19 clubes buscam desbancar o bicampeão Palmeiras, vencedor das últimas duas edições e dono de 12 conquistas, o maior vencedor da competição.

"O Campeonato Brasileiro é a maior festa do nosso futebol. Trabalhamos para fazer uma outra edição histórica da competição mais disputada do futebol. O Brasileirão 2024 terá muita emoção, estádios lotados e novidades para os milhões de torcedores que vão lotar os estádios por todo o país", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Campeonato mais equilibrado do mundo

Staff Images/CBF

Taça Brasileirão

Taça do Brasileirão será disputada por 20 clubes

Repleto de equipes tradicionais, grandes torcidas e elencos fortes, o Brasileirão 2024 será marcante. Das 20 equipes, 13 já se sagraram campeãs nacionais: Athletico-PR, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco.

Entre as quatro equipes que retornaram à elite do futebol brasileiro, Vitória, Criciúma e Atlético Goianiense conquistaram seus respectivos estaduais, enquanto o Juventude chegou à final do Campeonato Gaúcho.

Além do título, a Série A também vale vaga nas principais competições sul-americanas. Para a Libertadores, classificam-se os primeiros seis colocados, sendo que o G4 carimba a passagem diretamente para a fase de grupos. Da Sul-Americana, por sua vez, participarão os clubes entre a sétima e a 12ª posição. A ordem pode variar se times brasileiros conquistarem a Libertadores, Sul-Americana ou o campeão da Copa do Brasil estiverem em uma das posições classificatórias.

Árbitros vão explicar as decisões do VAR

O Brasileirão terá novidade também na arbitragem. A partir da rodada de abertura, os árbitros vão explicar as decisões revisadas pelo VAR para os torcedores presentes nos estádios. Os anúncios serão feitos pelo microfone que os árbitros já usam. A novidade vai ser colocada em prática nos jogos transmitidos pela TV aberta. Os confrontos entre Vasco e Grêmio, em São Januário, e Corinthians e Atlético Mineiro, na Neo Química Arena serão os primeiros a contar com a nova tecnologia.

"A CBF já trabalha com o telão ao vivo das revisões, com as linhas virtuais no telão e na televisão. Essa novidade é um respeito para quem está nas arquibancadas e para quem está assistindo pela televisão. É esclarecedor e dá mais credibilidade para a figura do árbitro. Além da transparência, revelar as decisões, humaniza a figura do árbitro e dá a ele o poder de explicação para que as pessoas entendam desde quando ele toma a decisão final", disse o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.

Tiago Caldas/EC Bahia

Bahia

Bahia montou grande elenco e promete disputar até o título do Brasileirão

Primeira rodada (horários MS):

Sábado

Criciúma x Juventude – 17h30 – Heriberto Hulse (SC)
Internacional x Bahia – 17h30 – Beira-Rio (RS)
São Paulo x Fortaleza - 20h – Morumbi (SP)
Fluminense x Red Bull Bragantino – 20h – Maracanã (RJ)

Domingo

Vasco x Grêmio – 15h – São Januário (RJ)
Corinthians x Atlético Mineiro – 15h – Neo Química Arena (SP)
Athletico Paranaense x Cuiabá – 15h – Ligga Arena (PR)
Atlético Goianiense x Flamengo – 15h – Serra Dourada (GO)
Cruzeiro x Botafogo – 16h – Mineirão (MG)
Vitória x Palmeiras – 17h30 – Barradão (BA)

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS