Ele já havia sido superado por Portugal, em outro amistoso, e pelo México, na Copa América do ano passado. O treinador iniciou a partida com apenas dois titulares - Robinho e Gilberto. Mas havia a esperança de que o ataque, com Alexandre Pato e Adriano, além da ajuda de Robinho, pudesse dar espetáculo. A decisão de Dunga foi de poupar os principais nomes para os dois compromissos pelas Eliminatórias do Mundial - dia 15, contra o Paraguai, em Assunção, e dia 18, com a Argentina, no Mineirão.
O público que lotou o estádio estava convicto de que o Brasil aplicaria nova goleada na Venezuela. Nos 17 jogos anteriores, a seleção marcara 78 gols e sofrera só cinco do adversário. A desilusão da maior parte da platéia teve início num contra-ataque veloz em que Maldonado recebeu a bola com liberdade e deu um toque sutil por cima do goleiro Doni, aos 5 minutos.
A Venezuela ainda teve duas ótimas oportunidades no primeiro tempo e chegou ao segundo gol por meio de Vargas, após uma falha do zagueiro estreante Henrique, do Palmeiras.
Preocupado com a repercussão de uma derrota inédita para a Venezuela, Dunga fez várias substituições no segundo tempo, levando a campo os titulares. O Brasil criou chances, mas continuou ineficiente, sem força para diminuir o placar e tentar um empate.
Diego ainda chutou uma bola na trave, Adriano, de letra, quase marcou. Mas isso foi pouco. A Venezuela soube se defender e expôs a fraqueza do Brasil, que cometeu vários erros de marcação no meio e na defesa. Dunga aparentava calma após o jogo, sem talvez medir o peso das críticas que deve receber pelo menos até os confrontos com Paraguai e Argentina.
“Jogamos mal. Tomamos um gol no primeiro tempo numa jogada sobre a qual tínhamos conversado. No segundo tempo, o time melhorou, perdeu oportunidades. Temos de continuar trabalhando. E ficou claro que alguns jogadores, de férias em seus clubes, sentiram mais na parte física”, declarou o técnico. Para Diego, que entrou no intervalo no lugar de Alexandre Pato, o resultado vai ter um custo para a seleção. “Sabemos da cobrança, vai pesar. Mas perdemos quando podíamos.”
CONVOCAÇÃO
Dunga convocou ontem 12 jogadores que atuam na Europa para amistoso no dia 22, ainda sem local e adversário definidos. Vai ser um jogo-teste para a Olimpíada e o treinador relacionou o nome de Robinho num claro de sinal de que o atacante deve estar nos Jogos. Os outros chamados: Alexandre Pato (Milan), Anderson (Manchester), Breno (Bayern), Diego (Werder Bremen), Diego Alves (Almería), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Filipe (La Coruña), Leonardo (Olympiakos), Lucas (Liverpool), Rafael Sobis (Real Bétis), Rafinha (Schalke 04). (Fonte: Agência Estado)
.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.
