Quinta-feira, 12 de Junho de 2008, 17h:38 -
A
|
A
Venda de computadores deve crescer 12,5% no mundo em 2008
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (JG)
As vendas mundiais de computadores pessoais vão aumentar 12,5% até chegar aos 297 milhões de unidades em 2008, segundo estudo publicado nesta quinta-feira pela consultoria Gartner. Os negócios deverão ser sustentados pela demanda por computadores portáteis e dos países emergentes.
A consultoria atribuiu o desempenho ao "clima econômico mundial que castiga menos do que o previsto o mercado" e às evoluções que fazem cair os preços dos notebooks. Segundo a Gartner, as vendas de notebooks aumentarão 30,1% neste ano.
Um estudo da Gartner publicado em abril indicou que as vendas mundiais de PC aumentaram 12,3% no primeiro trimestre. A previsão anterior para o mercado mundial indicava alta de 10,9%.
Abinee
No Brasil, a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) informou, no mês passado, que o mercado negociou 2,5 milhões de unidades no primeiro trimestre deste ano, alta de 25,6% sobre o mesmo período do ano passado.
O estudo do mercado de PCs mostra que as vendas de desktops alcançaram 1,846 milhão de unidades neste trimestre, o que representa um crescimento de 5,8% sobre o primeiro trimestre de 2007.