Nos últimos 8 meses deste ano, o setor industrial de Mato Grosso do Sul, composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública, criou 8.797 novos postos formais de emprego, mantendo a liderança na geração de vagas de trabalho no Estado, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. De janeiro a agosto deste ano, os segmentos industriais que mais criaram vagas foram o da indústria da construção civil, com 5.026, seguido de perto pela indústria de transformação, com 3.444.
Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a indústria continua demonstrando força na economia sul-mato-grossense com a constante geração de empregos, respondendo por 37,1% do saldo total de postos de trabalho criados em Mato Grosso do Sul neste ano. “Nos últimos 12 meses, a cada 30 dias foram abertos, em média, 555 postos formais pela indústria estadual, totalizando, nesse período, a abertura de 6.664 vagas, o que coloca o setor como o 2º principal gerador de vagas de trabalho no período considerado, perdendo apenas para serviços que, na mesma comparação, abriu 7.074 postos”, pontuou.
Com o saldo obtido em agosto de 2013, a indústria alcançou o saldo total de 138.622 postos formais de trabalho, alta de 6,78% em relação ao estoque verificado no fim de 2012, enquanto o montante total de Mato Grosso do Sul, incluindo todos os setores, chegou a 645.894 trabalhadores formais, indicando uma elevação equivalente a 4,8% no período avaliado.