Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Economia Terça-feira, 06 de Janeiro de 2009, 11:14 - A | A

Terça-feira, 06 de Janeiro de 2009, 11h:14 - A | A

Setor gráfico espera crescer 4% em 2009

Da redação (LM)

A melhoria do poder de compra da população é um dos fatores que impulsiona o crescimento da indústria gráfica brasileira. Dados da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) apontam que em 2009 o setor deve crescer em torno de 4%. Para o presidente do Sindigraf (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul), Altair da Graça Cruz, a tendência é de incremento produtivo e fortalecimento das empresas do setor.

“Apesar de toda a movimentação sobre a crise tivemos um ano de 2008 muito bom, quando comparado ao ano anterior. Além dos fatores externos que contribuíram para o crescimento do setor, a entidade também trabalha para essa finalidade”, disse. O líder sindical destacou as ações do Sindigraf, como o cronograma de palestras e treinamentos que está sendo colocado em prática desde junho do ano passado.

Ele destacou que em 2008 as indústrias gráficas de Mato Grosso do Sul tiveram maior visibilidade e reconhecimento, já que completou 200 anos no Brasil. “Investimos em campanhas publicitárias e iniciamos a qualificação do nosso pessoal, tanto na parte administrativa, quanto na operacional. Tudo isso em parceria com a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas do Estado)”, lembrou.

A exemplo do trabalho realizado em 2008, o Sindigraf já pré-agendou uma palestra para maio, quando será abordada a evolução do setor gráfico. No ano passado, um dos debates propostos pela entidade tratou da sucessão familiar, considerando que a maior parte das indústrias gráficas trata-se de empresa familiar. O convidado foi o vice-presidente da Abrigraf, Mário César Martins de Camargo. (Fiems)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS