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Economia Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019, 13:09 - A | A

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Investimento

Serão investidos R$ 96 milhões em implantação de novos corredores coletivos

Prefeitura encaminha pedido para Câmara Municipal na próxima semana

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/PMCG

Serão investidos R$ 96 milhões em implantação de novos corredores coletivos

Obras vão alcançar quase 50 km, mas excluem a avenida Afonso Pena

A prefeitura de Campo Grande na próxima semana encaminha para análise da Câmara Municipal, o projeto de um empréstimo, com o objetivo de recapear 31,6 quilômetros e implantar corredores sul e norte do transporte coletivo. 

 

Autorizado o empréstimo, o passo seguinte será a contratação dos projetos executivos e depois a licitação das obras, o que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2020. Com a contrapartida de R$ 4,8 milhões, o investimento do projeto chegará a R$ 96,1 milhões.

 

Serão contratados R$ 91,3 milhões, em recursos da linha de financiamento do Avançar Cidades, no âmbito do programa Pró-Transporte, com encargos de  6% de juro ao ano, podendo ser acrescida taxa diferencial de juros de até 2% e taxa de risco de crédito de até 1%.  A contrapartida será de  5% do valor de investimento, com 48 meses de carência e 20 anos para pagamento.

 

O recapeamento abrangerá vias onde serão implantados corredores exclusivo de ônibus (Sul e Norte), interligação dos terminais Guaicurus/Morenão/General Osório e Nova Bahia, com  estações de pré-embarque.  Receberão drenagem e asfalto novo  as avenidas Costa e Silva,  Coronel Antonino, Mato Grosso,  Cônsul Assaf  Trad , além das ruas  25 de Dezembro e Alegrete, que formam o corredor norte, investimento de R$ 77,6 milhões. No corredor Sul,  serão aplicados R$ 17,3 milhões, abrangendo a Avenida Costa e Silva e a Rua Rui Barbosa.

 

Segundo assessoria o trecho mais extenso (somando as duas pistas) são os 10,52 km da Avenida Cônsul Assaf Trad, desde a rotatória com o macroanel (no Jardim Colúmbia) até se encontrar com a Avenida Coronel Antonino. Junto com a recuperação do pavimento, será implantada a rede de drenagem para resolver problemas de alagamentos na saída para Cuiabá (Avenida Cônsul Assaf Trad) e região do Bairro São Francisco (ruas Alegrete e 25 de Dezembro), que atualmente impactam o córrego Cascudo, na Avenida Rachid Neder, e quando há chuva mais intensa, leva ao transbordamento do Segredo (onde o Cascudo desemboca) na altura da rotatória com a Avenida Ernesto Geisel. Rua 25 de dezembro também será recapeada no pacote de obras

 

Mobilidade urbana

 

Os recursos do Avançar Cidades vão  complementar os recursos do PAC Mobilidade Urbana , um empréstimo R$ 110 milhões ( recursos do FGTS) disponível desde 2012. O projeto  começou a ser executado pela atual gestão em 2017 com o recapeamento das ruas Guia Lopes e Brilhante e está andamento o da Bandeirantes. Ainda neste ano, está prevista a licitação da obra programada para a Avenida Gunter Hans, do trevo Imbirussu até o Terminal Aero Rancho.   Com o contingenciamento dos recursos do Orçamento União, que custearam o recapeamento de outras  duas  ruas  do Corredor Sul (Rui Barbosa e Avenida Costa Silva), a Prefeitura teve buscar esta outra alternativa de financiamento.

 

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