Nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, o diretor da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional, Frederico Vitório Valente, participa de reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae em Mato Grosso do Sul, que é formado por 11 entidades, para tratar da recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste - Sudeco.
Valente estará no encontro a convite do presidente do Conselho, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, com a proposta de compartilhar informações sobre a estruturação da Sudeco e discutir formas de atuação do órgão para o desenvolvimento sustentável da região central brasileira.
“Entendemos que este é o momento de envolver as instituições que representam a indústria, o comércio, as pequenas empresas, bancos, universidade e governo, nas discussões sobre a efetivação da Sudeco para que Mato Grosso do Sul seja atendido nas mesmas dimensões que os outros estados da região”, diz a diretora de Operações do Sebrae/MS, Maristela de Oliveira França.
Para Maristela, a recriação da Sudeco melhora a alocação de recursos para o Centro-Oeste de acordo com as áreas de desenvolvimento dos estados. “A superintendência tem orçamento próprio e poderá participar de forma mais próxima para a alocação de recursos aos projetos prioritários da região. E as instituições precisam acompanhar este processo, pois conhecem e representam as realidades regionais”, diz.
O projeto de Lei Complementar que recria a Sudeco, extinta em 1990, foi sancionado no dia 8 de janeiro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A superintendência atuará nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. A proposta é manter representantes regionais e articulação com os governos estaduais. (Sebrae/MS)