Em outubro, o Brasil gerou 230.956 mil novos empregos formais, ultrapassando a marca de 1 milhão de postos de trabalho criados em 2009, segundo informou nesta segunda-feira (16), o Ministério do Trabalho.
O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que foi o melhor outubro da história no número de vagas criadas. O setor da indústria de transformação abriu 74.552 vagas, sendo a maior responsável pelo recorde de abertura de postos de trabalho no mês.
Lupi havia elevado a previsão para a geração de novos empregos formais este ano, após setembro e outubro terem tipo bom desempenho. No entanto, os números de outubro fazem o ministro achar que novembro será recorde. "Ouso afirmar que vai ser um mês recorde. Vamos ter o melhor novembro da história.
Apesar da criação de 1 1.163.607 postos de trabalho, o número ainda é inferior ao de 2008 (1,45 milhão) e a 2007 (1,61 milhão). Segundo o Ministro, o mês de dezembro será negativo em cerca de 200 mil postos, o que vai segurar a média em 1,1 milhão de postos. "Vamos ter um número negativo, mas vai ser menos que nos outros anos", disse.
De acordo com o Ministério do Trabalho, os 800 mil postos de trabalho formais perdidos entre novembro do ano passado e janeiro de 2009 , em consequência da crise econômica global, já foram superados. (com informações do G1)
por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)