A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) promove em parceria com a Administração da Hidrovia do Paraná, o seminário intitulado Plano de Melhoramento da Hidrovia Paraná-Tietê, com o objetivo de discutir a utilização dessa rota até os principais portos do Brasil, para criar novas oportunidades de negócios e maior desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.
Durante o evento, que acontece nesta terça-feira, às 9h, no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, será apresentado um detalhamento do Plano de Melhoramentos da Hidrovia Paraná-Tietê com a apresentação do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental, e dos projetos básicos de engenharia, que buscam tornar a hidrovia uma opção mais atraente para o escoamento da produção dos Estados beneficiados.
O principal objetivo a ser alcançado com a implantação do Plano é reduzir os custos de transporte de cargas, reduzir o tempo de transporte pelos rios, aumentar a competitividade e a segurança dos transportes e, ainda, criar novas oportunidades de negócios para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.
O Plano de Melhoramentos da Hidrovia Paraná-Tietê prevê também a duplicação e reforma de eclusas, dragagem de canais, retificação, sinalização, ampliação de vãos em pontes e modernização de sinalização e balizamento. A utilização da Hidrovia Paraná-Tietê tem mais de 2.400 quilômetros de vias navegáveis por 5 Estados e capacidade para transportar até 6,2 milhões de toneladas de cargas por ano.

![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)