Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 20 de Junho de 2025


Economia Quinta-feira, 03 de Setembro de 2009, 15:13 - A | A

Quinta-feira, 03 de Setembro de 2009, 15h:13 - A | A

Fiems, Enersul e Delcídio articulam em Brasília continuidade do Energia Extra junto à Aneel

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, o senador Delcídio do Amaral e os diretores da Rede Energia, José Antonio Sorge e Valter Pedro Gordini, reuniram-se nesta quinta-feira, em Brasília (DF), com o diretor de regulação da Aneel, Romeu Donizete Rufino, e superintendentes da área técnica da agência reguladora para discutir a manutenção do Energia Extra após o dia 15 de setembro até que seja encontrada uma solução definitiva para o impasse.

No dia 15 de setembro encerra-se o prazo estabelecido no contrato de prorrogação do Programa firmado entre a Fiems e Enersul, possibilitando que o preço do kW/h (quilowatt/hora) cobrado pela energia elétrica no horário de ponta das 17h30 às 20h30 continue em R$ 0,35 contra R$ 1,60 estabelecido pela Aneel. Ficou deliberado ainda na reunião realizada em Brasília que a concessionária de energia elétrica do Estado protocole nesta sexta-feira (04/09) ofício junto à agência reguladora para pedir uma solução temporária de continuidade do Energia Extra após o fim do prazo estabelecido no acordo com as indústrias.

O presidente da Fiems destaca que a Aneel precisa encontrar uma solução para as 500 empresas que se beneficiam do Energia Extra, pois 300 dessas indústrias já estão com dificuldades. “Não podemos deixar que elas migrem para o uso de geradores movidos a óleo diesel, que é considera uma energia suja, preterindo a energia fornecida pela concessionária, que é uma energia limpar provenientes das hidrelétricas”, ressaltou, reforçando que o uso de geradores a óleo diesel é inadequado e também vai impedir que a Enersul deixe de ganhar com a comercialização dessa energia.

Para o diretor de regulação da Aneel, a manutenção do Energia Extra é um processo que envolve outros Estados e, portanto, a decisão terá de ser tomada pelo colegiado da agência reguladora. “Eu estou relatando esse assunto e a questão será encaminhada para a regulamentação no âmbito desse colegiado da Aneel. Infelizmente, ainda não temos um prazo para que isso aconteça, mas a solução para Mato Grosso do Sul será adotada também para os outros Estados, pois não teremos ações diferenciadas”, explicou.

Já o senador Delcídio do Amaral lembrou o esforço conjunto da Enersul e Fiems para a manutenção do Energia Extra e reconheceu a dificuldade do setor industrial em produzir no horário de pico caso o Programa seja suspenso. “O dia 15 de setembro não pode ser uma data limite para as indústrias do Estado, não há mais o que negociar, precisamos de uma solução e esperamos que a Enersul consiga essa autorização da Aneel, dando mais um fôlego as nossas empresas”, declarou.

Delcídio do Amaral também informou que pretende apresentar no Senado Federal um projeto de lei que permite ao consumidor industrial possa migrar para a categoria de consumidor livre. “Na prática, essa possibilidade permitirá aos grandes consumidores possam adquirir energia elétrica no mercado nacional a custo mais barato, deixando de depender das concessionárias de energia”, explicou o parlamentar. (Com informações da assessoria de imprensa)

Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS