Campo Grande Sexta-feira, 24 de Maio de 2024


Economia Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2008, 11:45 - A | A

Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2008, 11h:45 - A | A

Embrapa estuda produzir etanol a partir da mandioca

Da Redação (JG)

Brasil já é mundialmente conhecido pela produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. Agora, pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estudam uma nova fonte de produção de álcool combustível: a mandioca açucarada.

Durante a Exposição Tecnológica Mundial, realizada em Brasília, a pesquisadora da Embrapa Agroenergia Sílvia Belém mostrou que a mandioca açucarada pode substituir a cana-de-açúcar na produção do etanol. O evento terminou dia (6).

“A nossa idéia é oferecer uma opção à cana, onde ela não pode ser cultivada, como em áreas da Amazônia e também onde o solo não favorece a plantação de cana-de-açúcar”, explicou a pesquisadora. Segundo ela, a mandioca poderia ser cultivada no estado do Pará, onde o clima e o solo são favoráveis.

Segundo ela, a espécie da mandioca analisada pode apresentar, inclusive, uma vantagem em relação à cana. Isso porque a mandioca possui açúcar em forma de glicose. Já o da cana é em forma de sacarose. “O processo de fermentação da cana-de-açúcar é um pouco mais demorado”, explicou.

Silva Belém ponderou que a produção de etanol a partir da mandioca açucarada ainda está em fase de estudos. (Agência Brasil)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS