Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Economia Terça-feira, 21 de Junho de 2022, 10:31 - A | A

Terça-feira, 21 de Junho de 2022, 10h:31 - A | A

Empresas

Em 5 meses, número de empresas abertas no Estado já passa de 50% do total de 2021

São 18.690 novas empresas abertas no período

Iury de Oliveira
Capital News

Arquivo Subcom

Em 5 meses, número de empresas abertas no Estado já passa de 50% do total de 2021

 

Entre janeiro e maio deste ano, 18.690 novas empresas, incluindo os microempreendedores individuais foram abertas em Mato Grosso do Sul.

 

De acordo com dados do Mapa Empresarial do Ministério da Economia sistematizados pela Coordenadoria de Estudos e Pesquisas da Funtrab, em 2021, o número de empresas abertas no Estado foi de 35.770. Já nos cinco primeiros meses de 2022 (janeiro a maio), o número de empresas de pequeno e médio portes e microempresas chegou a 18.690, mais da metade do número de novos empreendimentos ativados no ano passado.

 

No ano pré-pandemia, 2019, foram abertas 29.179 empresas e microempresas (4.157 firmas de portes médio e pequeno).

 

Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), um dos fatores para o bom desempenho da economia e projeção positiva de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), foi o investimento em obras estruturantes, de transporte e logística, a performance do agro, uma das atividades econômicas menos afetadas pela pandemia, além das medidas emergenciais, que permitiram a travessia do período pandêmico e atenuaram os efeitos da crise, permitindo a retomada segura.

Chico Ribeiro/Governo do Estado

Em 5 meses, número de empresas abertas no Estado já passa de 50% do total de 2021

Governador Reinaldo Azambuja afirma que mudanças estruturais ajudaram nos resultados

 

Há também o fator da perspectiva do mercado futuro, a partir da melhoria da logística no setor externo. Com o avanço do Corredor Bioceânico, o novo acesso do Brasil ao mercado asiático pelo Pacífico abre uma nova perspectiva. A rota Ásia-Pacífico vai desencadear outros processos de desenvolvimento, segundo o governador. “Não vai significar apenas desenvolvimento econômico, mas uma grande janela de oportunidades, de integração social e cultural, integração comercial que vai desencadear muitas ações e atividades, incluindo aí o turismo”.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS