Neste ano 5.731 empresas foram constituídas em Mato Grosso do Sul. Em setembro foram constituídas 103 filiais no Estado, que já somam 983 desde janeiro deste ano. O número de empresas ativas passa de 108,3 mil.
O número de inscrições para empreendedor individual é o que mais se destaca, conforme levantamento do último mês divulgado pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems). A atividade já soma 9.841 inscritos desde fevereiro deste ano. Do total, 60% dos microempreendedores estão em Campo Grande.
De acordo com o presidente da Jucems, Wagner Bertoli, é a modalidade que mais cresceu no Estado nos últimos meses. “O fato de pagar menos imposto fez com que vários pequenos empresários migrassem para empreendedores individuais”, explica Bertoli.
A modalidade Microempreendedor Individual (MEI) é voltada às pessoas que trabalham por conta própria e querem se legalizar como pequenos empresários. O empreendedor individual também pode ser enquadrado no Simples Nacional e ser isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).
A contribuição para esta modalidade é o valor fixo mensal de R$ 57,10 para os que trabalham com comércio ou indústria e R$ 62,10 para prestação de serviços, que incluem o recolhimento à Previdência Social, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou Imposto Sobre Serviços (ISS). Os valores são atualizados anualmente, de acordo com o salário mínimo.

