Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Economia Terça-feira, 09 de Dezembro de 2008, 09:59 - A | A

Terça-feira, 09 de Dezembro de 2008, 09h:59 - A | A

Cerca de 20 mil trabalhadores ainda não sacaram o PIS

Da redação (LM)

Cerca de vinte e um mil trabalhadores sul-mato-grossenses ainda não sacaram o Abono Salarial do calendário atual do PIS, o que representa 13% do total de pessoas com direito ao benefício, no valor de R$ 415. Até agora, no Mato Grosso do Sul, a Caixa Econômica Federal já liberou mais de R$ 67,5 milhões em pagamentos, beneficiando 141.680 trabalhadores.

Neste exercício 2008/2009 foi registrado o maior pagamento da história do programa. Mais de 13,2 milhões de abonos foram liberados, 10,55% a mais do que no calendário passado. O objetivo traçado pela CAIXA e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é chegar a 97% de efetividade total.

A CAIXA lembra que o saque do PIS já está liberado para todos os trabalhadores com direito ao benefício e pode ser feito até o dia 30 de junho de 2009, com o Cartão do Cidadão nos terminais de auto-atendimento, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui, ou, sem o Cartão do Cidadão em qualquer uma de suas agências.

Antes de ir aos locais de atendimento, é importante que o trabalhador verifique se já recebeu o benefício antecipadamente por meio de crédito em conta ou pelo convênio CAIXA PIS-Empresa. Para se certificar, basta conferir os extratos bancários de julho a novembro de 2008, no caso do crédito em conta ou, no caso do convênio mantido com a empresa, os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro deste ano.

Caso o Abono não seja retirado, o dinheiro retorna para o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. Já os rendimentos não sacados voltam para a conta de PIS do trabalhador, somando-se ao saldo de quotas.

O trabalhador cadastrado no PIS até 2003 que tenha trabalhado pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2007 com carteira de trabalho assinada pela empresa tem direito ao PIS; aquele que tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tenha tido seus dados informados corretamente por sua empresa na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2007.

Quanto aos rendimentos, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo de quotas do PIS.

INFORMAÇÕES: 0800-726-0101 ou no site www.caixa.gov.br. (CEF)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS