Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Economia Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019, 10:54 - A | A

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019, 10h:54 - A | A

Bilateral

Brasil passará exportar melão para China

Os atos foram firmados durante Cúpula do Brics, que ocorre em Brasília

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ MAPA

Brasil passará exportar melão para China

Presidentes Bolsonaro e Xi Jinping participam de cerimônia de atos

Após reunião  bilateral entre os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping, dentro da XI Cúpula do Brics, a qual teve início nesta quarta-feira (13) em Brasília. O Brasil fechou acordo com a China que viabiliza a exportação de melão para o país asiático, em contrapartida, os chineses poderão vender pera para o mercado brasileiro.  

 

O acordo para exportação de melão é simbólico por se tratar do primeiro entendimento com a China sobre frutas. Além da diversificação da pauta exportadora agrícola para a China (a maioria das vendas é de soja e carne), o protocolo tem potencial de alavancar a fruticultura brasileira, principalmente da Região Nordeste, que hoje direciona as vendas externas para a Europa. 

 

"Os acordos assinados e os protocolos de intenção serão potencializados por nós para o bem dos nossos povos. A China cada vez mais faz parte do futuro do Brasil", disse o presidente Jair Bolsonaro após a cerimônia de atos.

 

A ministra afirmou que as negociações com os chineses vão além dos acordos assinados, segundo ela, os dois países acertaram o certificado sanitário para a exportação de farelo de algodão brasileiro e negociam a exportação de farelo de soja e a ampliação das vendas de café brasileiro para os chineses.

 

"Temos um plano de trabalho conjunto entre as agriculturas brasileira e chinesa. Já temos vários entendimentos em andamento das nossas visitas, mas a parceria com a China fica mais robusta com a reunião de hoje", afirmou a ministra.

 

Segundo MAPA foi firmado também plano de ação para colaboração agrícola, que prevê transferência de tecnologia, inovação, atração de investimentos e promoção comercial entre os dois países.  

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS