Depois de quatro dias seguidos de alta e valorização semanal de 8,79%, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em baixa nesta segunda-feira (9), passando a registrar leve valorização depois de alguns minutos de negócios.
Enquanto os investidores "testam as águas" da semana, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, oscila perto da estabilidade. O índice-referência para o mercado brasileiro avançava 0,16%, às 11h37, operando aos 42.823 pontos. As ações da Vale e da Petrobras ajudavam a evitar uma queda do índice pela manhã.
O emprego na indústria nacional registrou queda de 1,8% em dezembro frente ao mês anterior, a maior desde o início da série, em 2001, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o terceiro recuo mensal consecutivo do indicador.
Em Wall Street, a possibilidade de vendas também é prenunciada pelos índices futuros. A segunda-feira não é mais tão decisiva. O anúncio do novo pacote para o setor financeiro e a votação do plano de estímulo econômico dos Estados Unidos foram adiados.
As negociações realizadas em Washington ao longo do fim de semana sugerem que os dois pacotes devem ser anunciados na terça-feira. Nesta segunda, o Senado tenta encerrar as negociações em torno do plano de ajuda. Na Europa, a segunda-feira não tem direção definida. Foco no resultado do Barclays - o banco britânico anunciou lucro de US$ 9 bilhões em 2008, uma queda de 4% frente a 2007.