Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025



Economia Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025, 07:24 - A | A

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025, 07h:24 - A | A

Debate Nacional

Nelsinho preside 1ª audiência sobre expansão do Vale da Celulose [ FOTO E VÍDEO]

avanço do setor pressiona serviços públicos e leva Nelsinho Trad a defender governança permanente para organizar o crescimento em MS

Viviane Freitas
Capital News

O crescimento acelerado do chamado Vale da Celulose voltou ao centro do debate nacional após publicações feitas nas redes sociais, na última terça-feira (25), pelo senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad (PSD). Em texto divulgado ao público, o parlamentar destacou que a expansão do setor já pressiona serviços essenciais nos municípios. “O desenvolvimento está chegando com força. Meu trabalho é garantir que ele venha acompanhado de qualidade de vida para quem vive no Vale da Celulose”, afirmou.

O senador lembrou que conduziu no Senado a primeira audiência pública dedicada exclusivamente ao tema, reunindo prefeitos, Governo Federal, Estado, setor florestal e representantes internacionais. Segundo ele, o objetivo é criar uma governança permanente para organizar o ciclo de crescimento. “Os municípios já sentem a pressão na saúde, moradia, educação e infraestrutura”, alertou Trad ao justificar a necessidade de articulação federativa.

Os números reforçam a atenção sobre o tema. Mato Grosso do Sul responde por 24% da produção nacional de celulose, movimentando cerca de 5,5 milhões de toneladas por ano. O estado detém ainda a 2ª maior área de eucalipto do país, com 1,89 milhão de hectares, além de ocupar posição de destaque no plantio de árvores para fins industriais. A cadeia florestal sul-mato-grossense emprega mais de 20 mil trabalhadores diretamente e outros 12 mil de forma indireta, contribuindo para 17,8% do PIB industrial.

Trad também ressaltou ações já realizadas para fortalecer o setor e reduzir impactos sobre as prefeituras. Ele afirma ter viabilizado mais de R$ 300 milhões para os municípios do Vale e liderado a missão que eliminou a tarifa americana sobre a celulose brasileira. “Você conhece o Vale da Celulose? Ele cresce numa velocidade impressionante”, disse o senador, defendendo que o avanço econômico venha acompanhado de planejamento e resultados sociais concretos.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS