Mato Grosso do Sul está prestes a atingir a marca de 5 mil novas empresas abertas em 2025, mantendo uma média de mil registros por mês. Em abril, o estado contabilizou 1.118 novos negócios, o maior número já registrado para esse mês, segundo a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems). Com os dados do primeiro trimestre, o total de aberturas neste ano chegou a 4.868.
O setor de serviços segue liderando, com 841 empresas abertas apenas em abril, seguido pelo comércio (233) e a indústria (44). No acumulado do ano, são 3.663 empresas de serviços, 1.034 de comércio e 171 do setor industrial. O presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, destacou a surpresa com o bom desempenho de abril, mesmo com os feriados prolongados.
Entre os principais ramos em crescimento estão consultoria empresarial (39 registros), serviços administrativos (37), psicologia e psicanálise (35), promoção de vendas (32), atendimento médico e odontológico, além do transporte rodoviário e serviços de TI. Os dados mostram uma forte presença de atividades ligadas a prestação de serviços e apoio administrativo.
Campo Grande liderou em número de aberturas em abril, com 478 novas empresas, seguida por Dourados (125), Chapadão do Sul (69), Sonora (36) e Ponta Porã (35). Outros destaques foram Três Lagoas, Corumbá, Naviraí, Maracaju, Nova Andradina, Sidrolândia e Aquidauana, indicando uma distribuição do crescimento empresarial em diversas regiões do estado.