Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 01 de Maio de 2025


Agronegócio Quinta-feira, 13 de Março de 2025, 14:54 - A | A

Quinta-feira, 13 de Março de 2025, 14h:54 - A | A

Cerradinho Bioenergia

Cerradinho Bioenergia aposta no crescimento com etanol de milho em Mato Grosso do Sul

A expansão começou com a construção da unidade de etanol de milho em Maracaju, que entrou em operação em janeiro do ano passado

Viviane Freitas
Capital News

A Cerradinho Bioenergia, uma das pioneiras na produção de etanol de milho no Centro-Oeste, tem se consolidado no mercado ao longo dos anos. A história da empresa começou em 1969, com a instalação de uma fábrica de açúcar e álcool em Catanduva, São Paulo. No entanto, foi no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso do Sul, que a companhia encontrou seu verdadeiro crescimento. A expansão começou com a construção da unidade de etanol de milho em Maracaju, que entrou em operação em janeiro do ano passado.

Recentemente, a Cerradinho intensificou seus investimentos, expandindo a capacidade de produção de etanol e açúcar, além de diversificar seus produtos. Em 2024, a empresa inaugurou uma nova usina de açúcar em Chapadão do Céu, Goiás, além de continuar a operação de suas unidades de etanol de milho, com projeções de aumento significativo na capacidade de processamento nos próximos anos. A unidade de Maracaju, por exemplo, processa atualmente 610 mil toneladas de milho e tem a capacidade de produzir 266 milhões de litros de etanol.

O executivo da empresa, Renato Pretti, mencionou em entrevista que a empresa já tem dois grandes projetos de expansão prontos para serem implementados, com engenharia já definida e licenças ambientais emitidas. No entanto, o cenário macroeconômico atual, com taxas de juros elevadas, tem adiado o avanço desses projetos. Apesar disso, a Cerradinho Bioenergia continua confiando no seu modelo de negócios, que inclui não apenas o etanol de milho, mas também a produção de açúcar e energia elétrica, com um modelo de operação diversificado que garante crescimento contínuo.

Com um portfólio de produtos que inclui etanol, açúcar, óleo e DDG (subproduto usado em ração animal), a Cerradinho Bioenergia tem mostrado bons resultados financeiros. No terceiro trimestre de 2024/2025, a empresa registrou lucro líquido de R$ 110,6 milhões, o que representou um aumento significativo em comparação com o ano anterior. Esses resultados positivos, junto com a redução da alavancagem, indicam que a empresa está bem posicionada para continuar sua trajetória de crescimento, mesmo em um cenário desafiador.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS