Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Sábado, 13 de Setembro de 2008, 12:45 - A | A

Sábado, 13 de Setembro de 2008, 12h:45 - A | A

Semana Farroupilha começa no domingo em MS

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Em Mato Grosso do Sul, os 18 Centros de Tradições Gaúchas (CTG's) filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS), iniciam as comemorações da Semana Farroupilha no próximo Domingo, dia 14 de setembro, com a solenidade de acendimento da Chama Crioula.

Conforme o presidente do MTG-MS, João Mello, em Campo Grande os CTG's Tropeiros da Querência e Farroupilha e o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Mar de Xaráes, realizam o acendimento da Chama Crioula no dia 14, às 07h30, na escultura do gaúcho Harry Amorim Costa (primeiro governador do Estado), localizada no Parque das Nações Indígenas. Em seguida, integrantes das três instituições gaúchas desfilam pelas ruas da Capital até a sede do CTG Tropeiros da Querência (Rua Miguel Sutil, 445, Jardim Vilas Boas), onde vai ser ministrada a Missa Crioula.

No CTG Tropeiros da Querência, de 15 até o 19 de setembro, a partir das 20h, serão realizadas noites culturais, com apresentações de danças folclóricas, declamação de poesias, conjuntos vocais, entre outros. De acordo com a diretoria do CTG, neste ano a Semana Farroupilha faz uma integração de culturas, pois se apresentam os grupos de danças folclóricas das colônias Paraguaia e Japonesa (Dia 17) e Italiana e Portuguesa (Dia 19), promovendo uma confraternização artístico-cultural.

Para encerrar a Semana Farroupilha, tradicionalistas de todo o Estado vão se reunir no CTG Tropeiros da Querência, de Campo Grande, no dia 20 de setembro, data máxima do povo gaúcho. A programação começa com o "Grenal" de bombachas às 09h, onde torcedores do Grêmio e Internacional se confraternizam jogando futebol de bombachas. Às 10h30 será ministrada palestra sobre "Comportamento, Indumentária e Pilcha" pelos tradicionalistas José Carlos Cardoso, secretário da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG) e João Mello, presidente do MTG-MS. No período vespertino, às 15h, será extinta a Chama Crioula, marcando o encerramento da Semana Farroupilha. (Assessoria)



Para o presidente do MTG-MS, o mês de setembro é extremamente importante para o tradicionalistas, pois além de celebrarem a semana da pátria, relembram os heróis que lutaram na Revolução Farroupilha. “A Semana Farroupilha não é apenas um evento da sociedade Sul-rio-grandense, mas sim de todos os brasileiros que se orgulham de cultuar uma tradição. Tradicionalistas e gaúchos de todo o Brasil, e os que residem no exterior, comemoram anualmente a data em memória à Revolução Farroupilha, ocorrida de 20 de setembro de 1835 a 28 de fevereiro de 1845”, lembra João Mello.



A programação da Semana Farroupilha do CTG Tropeiros da Querência é aberta ao público e conta com o apoio de Zona Franca, P4 Mobile Telefonia, Caçambão e Fertilizantes Ouro Verde. Informações pelos telefones 3341-1810, 8428-7181 e 9203-7170.



Homenagem – No Dia do Gaúcho (20), o Governo do Rio Grande do Sul concede o título de Consulesas Honorárias do RS para Lídia Zanatta, do CTG Tropeiros da Querência (Campo Grande), Suzana Guedes, do CTG Querência do Sul (Dourados) e Reni Marchioro, do CTG Tropeiro Velho (Rio Brilhante). As tradicionalistas foram indicadas pelo presidente do MTG-MS, João Mello, pelos relevantes serviços prestados à cultura e ao tradicionalismo gaúcho no Mato Grosso do Sul. “O movimento tradicionalista do Estado têm muito orgulho de pode contar em seu quadro de integrantes, com o apoio dessas mulheres guerreiras e voluntárias, que desenvolvem trabalhos de muita relevância para a nossa cultura e que muito contribuem para a história da tradição gaúcha”, destaca João Mello. A cerimônia acontece no Palácio Piratini, em Porto Alegre-RS.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS