Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 31 de Março de 2009, 07:33 - A | A

Terça-feira, 31 de Março de 2009, 07h:33 - A | A

Quinta: “Guaicuru-Histórias de admirar” abre a edição 2009 do Cena Som

Da Redação

Projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Cena Som abre a temporada 2009 com o espetáculo “Guaicuru-Histórias de admirar” do Teatral Grupo de Risco. A peça vai ser apresentada na próxima quinta-feira (2), às 20h no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. Os ingressos custam R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

A peça retrata o mito de criação dos Guaicurus, o encontro com homem branco, a Festa do Bobo, a guerra do Paraguai, entre outros temas. O espetáculo utiliza técnicas de teatro de sombras e bonecos, além de atores em cena. Essa mistura de linguagens torna o espetáculo um campo instigante de reflexão a respeito de uma nação indígena que, embora muito estudada, é desconhecida pela maioria da população sul-mato-grossense.

A duração do espetáculo é de aproximadamente 55 minutos e sua classificação é 12 anos. Após o término da apresentação haverá um bate-papo com o grupo teatral sobre o espetáculo, a pesquisa e a linguagem utilizada.

O espetáculo “Guaicuru-Histórias de admirar” foi montado através do Prêmio Mirian Muniz da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE). Ele foi o resultado de 9 meses de pesquisas e técnicas sobre as múltiplas linguagens do teatro e formas animadas através do desenvolvimento dos estudos históricos, antropológicos e iconográficos sobre a trajetória histórica e resistência empreendida pela Nação Guaicuru, também conhecida como a etnia dos índios cavaleiros e guerreiros. Essa pesquisa incluiu visitas à Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, busca de acervos, audiovisuais e entrevistas com pesquisadores.

A direção da peça é de Lú Bigattão e Leandro Mello e o elenco é formado por Roma Román, Yago Garcia, Fernanda Kunzler, Carolina Araújo e Emmanuel Mayer. A peça já recebeu os prêmios de melhor espetáculo adulto, direção, texto original, sonoplastia, maquiagem, ator e atriz no Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro, além do Prêmio Circulação de Teatro da FUNARTE que levou o espetáculo a diversas cidades de Mato Grosso do Sul, Brasília e Goiás.

O Teatral Grupo de Risco tem 19 anos de atividades ininterruptas, produziu mais de 30 espetáculos, entre adultos, infanto-juvenis e de bonecos, além de documentários e programas de televisão, fomentando um trabalho profissional de artistas movidos por interesses e objetivos de criação e pautado, sobretudo nas questões mais profundas sobre a identidade cultural sul-mato-grossense. O compromisso solicitado com questões importantes da sociedade transformou o grupo em referência, tanto no desenvolvimento de pesquisas de linguagens estéticas, quanto na execução de projetos culturais e sociais envolvendo a arte.

Cena Som

O projeto Cena Som foi criado em 1996, com o objetivo de divulgar a arte regional e propiciar um espaço na noite sul-mato-grossense para áreas da cultura, como dança, música e teatro, todas às quintas-feiras, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. Atualmente, o Cena Som tem sido palco de lançamentos de cds e novos shows dos artistas locais.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 453 ou no telefone 3317-1792. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS