Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 19 de Julho de 2024


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 24 de Junho de 2024, 15:58 - A | A

Segunda-feira, 24 de Junho de 2024, 15h:58 - A | A

Corumbá

Principal noite do Arraial do Banho de São João atraiu cerca de 35 mil festeiros

Evento é considerado a maior festa junina do Brasil Central

Layane Costa
Capital News

Clóvis Neto/PMC

Principal noite do Arraial do Banho de São João atraiu cerca de 35 mil festeiros

Banho de São João reúne centenas de pessoas

A principal noite do Arraial do Banho de São João, no Porto Geral de Corumbá, atraiu cerca de 35 mil festeiros, que mantêm viva a maior festa junina do Brasil Central.

No último domingo (23), quem foi ao Porto assistiu aos cortejos com as passagens por baixo dos andores e reverências entre festeiros no encontro na história ladeira, que leva para o batismo do santo nas águas do rio Paraguai.

Ao todo, mais de 100 famílias de festeiros participaram da descida dos andores, sendo 98 delas certificadas como agentes municipais de cultura pela prefeitura.

Às zero horas desta segunda-feira (24), na prainha do Porto Geral, famílias inteiras de festeiros e devotos do santo mantinham o ritual de "lavar a alma" nas águas do principal rio pantaneiro.

Geração de renda

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Amanda Balancieri Iunes, visitou casas de festeiros e participou da descida do andor oficial da prefeitura para banhar a imagem de São João nas águas do rio Paraguai.

“É uma festa tradicional do nosso município ligada à cultura, com a fé e religiosidade. É um dos maiores eventos religiosos do Brasil e o maior do Centro-Oeste brasileiro. É um evento importante, não só no aspecto religioso ou cultural, mas principalmente, na geração de renda e emprego para nosso município", afirmou o chefe do Executivo Municipal. Os três dias do evento, possibilitam geração média de 2 mil empregos, diretos e indiretos, e atraem cerca de 10 mil turistas.

Clóvis Neto/PMC

Principal noite do Arraial do Banho de São João atraiu cerca de 35 mil festeiros

Banho de São João

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS