Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009, 14:08 - A | A

Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009, 14h:08 - A | A

Pitanga é homenageado com Troféu Glauce Rocha

Da Redação

Também conhecido como Antônio Luiz Sampaio, Antônio Pitanga é o homenageado da 6ª edição do Festival de Cinema de Campo Grande – FestCine Pantanal. O ator vai receber o Troféu Glauce Rocha, às 21h, dia 30, no CineCultura.

O sobrenome Pitanga veio do filme “Bahia de Todos os Santos”, sua estréia no cinema, em 1960. Seu papel no longa de Trigueirinho Neto, o de um tal “Pitanga”, foi tão forte que o “apelido” virou sobrenome. Por conta disso, em 1997, ele mudou seus documentos no cartório e passou a usar o “Pitanga” oficialmente. Até seus filhos, Camila e Rocco, adotaram o novo sobrenome.

A interpretação de Antônio Pitanga ganhou destaque em filmes importantes da cinematografia nacional, como em "A Grande Cidade" (1966), no qual o ator, apesar de ser baiano, interpreta Calunga, um malandro carioca. Atuou numa produção estrangeira, “A estrada do amor”, de Wolfgang Schleif e, em seguida, fez seu primeiro trabalho com Glauber Rocha: “Barravento” (1961). Ainda com Glauber, fez “Câncer”, teve uma breve aparição em “Terra em transe”, participou de “Di”, curta-metragem premiado em Cannes, e interpretou o Cristo negro de “A idade da Terra”. Em 50 anos de carreira, são mais de 70 filmes e dirigiu um: “Na boca da Noite” (1978).

Entre outros títulos em que trabalhou destacam-se: “O pagador de Promessas”, “Compasso de espera”, “Jardim de Guerra”, “A Mulher de Todos” e “Ladrões de Cinema”. Na fase da retomada da produção nacional, atuou em “Como ser Solteiro” (1996), “Mauá - O imperador e o rei” e “Villa-Lobos, uma vida de paixão”. Mais recentemente, atuou nos longas-metragens “Apolônio Brasil - O campeão da alegria”, de Hugo Carvana e “Garotas do ABC” (2004), de Carlos Reichenbach. Em 2006, fez “Zuzu Angel”, de Sérgio Rezende e, em 2007, “O homem que desafiou o diabo”, de Moacyr Góes.

É por esse currículo e por ser um representante da brasilidade que Antônio Pitanga é o homenageado desta edição. Já receberam o “Glauce Rocha” Nelson Pereira dos Santos, Roberto Farias, Luiz Carlos Barreto, Walter Lima Jr e Glauce Rocha que também contribuíram para a história cinematográfica nacional. Logo após a homenagem a Pitanga, será exibido o documentário sobre o ator produzido pelo Canal Brasil. (Com assessorai)
.
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS