Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Quinta-feira, 11 de Setembro de 2008, 18:56 - A | A

Quinta-feira, 11 de Setembro de 2008, 18h:56 - A | A

Fundação de Cultura realiza exposição de gravuras no Centro Cultural

Da Redação

A Galeria Wega Nery, localizada no Centro Cultural José Octávio Guizzo, abre no dia 17 de setembro, às 19 horas, a exposição de gravuras intitulada “Pré Conceito”, do artista paulista Amilton Damas. Realizada pela Fundação de Cultura, a exposição faz parte do Programa de Exposições da Galeria Wega Nery, que tem como objetivo apresentar ao público a diversidade artística em suas mais específicas linguagens.

Nos trabalhos de Amilton Damas a figura humana aparece em suas transformações cotidianas, com cenas que retratam situações simples do dia-a-dia, desde o universo das festas fashion até o mundo marginalizado das prostitutas e transformistas.

“Em suas xilogravuras o artista explora o traço expressionista para dar um caráter dramático na representação de seus personagens, deformações quase beirando o abstrato que dão o tom certo de anonimato às figuras e aos cenários onde estão inseridos”, afirma Rafael Maldonado, curador da mostra.

Nesse caso são pequenas histórias de pessoas que o artista quer nos contar através da poética da gravura, linguagem que permite a combinação entre diferentes texturas e jogos de sobreposição de massas coloridas para compor o todo da imagem.

As figuras de Damas são sempre carregadas de muita dramaticidade, como se o artista quisesse falar dessa relação de isolamento e marginalização de alguns grupos sociais.

“Amilton Damas sempre dispensou um olhar especial para as 'coisas do cotidiano', ele nos chama a atenção para pluralidade cultural, os diferentes modos de ser e viver que comporta o mundo contemporâneo e a alma humana também. Com o seu sensível olhar e fazer de artista, num tempo de guerra, Damas nos fala do respeito ao outro, da compreensão para com a diversidade na qual estamos imersos e muitas vezes como cegos preferimos não ver”, escreveu Ronaldo Oliveira, sobre essa série.

Amilton Damas iniciou seus estudos na área de gravura em 1995 através da Oficina da Imagem, em Jacareí (SP), e vem desde então investindo na sua formação profissional. Realizou exposições individuais e participou de diversas coletivas e salões de arte. Foi premiado no Salão de Arte de Jacareí (1997), no Salão de Arte de São Bernardo do Campo (1998) e no Panorama de Artes Plásticas de Bauru (2001).

Outras informações no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, nº 453, Centro. Telefone: 3317-1792. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS