Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 14 de Julho de 2025


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2008, 10:00 - A | A

Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2008, 10h:00 - A | A

Detentas fabricam peças de cerâmica para exposição

Da redação (LM)

Vasos de cerâmica produzidos por internas do Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste serão expostos na noite da próxima quarta-feira (17), no CCTA (Centro de Capacitação Tecnológica do Avestruz), durante o lançamento do Plano Municipal de Políticas para Mulheres. A exposição faz parte da agenda de festividades natalinas do Município.

As peças a serem expostas foram confeccionadas durante o curso que acontece no presídio desde setembro deste ano, por meio de uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Coordenadoria Municipal da Mulher.

Serão expostas cerca de 40 peças de cerâmica, entre decorativos (vasos e enfeites) e utilitários (panelas, travessas etc.), algumas fazendo alusão ao fortalecimento da identidade feminina na sociedade. “Apresentaremos vasos com o desenho da ‘Flor de Lótus’, umas inteiras e algumas com flores despedaçadas, simbolizando a superação da mulher diante das dificuldades", informa a professora do curso de cerâmica no presídio, Kátia Mantovani.

Curso

O curso de cerâmica que acontece no EPFSGO já dura três meses, com previsão de término para o final deste mês de dezembro. A iniciativa é custeada pela Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste e pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.

Quinze internas participam da capacitação, que tem como objetivo habilitá-las profissionalmente na produção de vasos, imãs de geladeiras, entre outras peças. “Representa também uma terapia ocupacional, tendo em vista as funções arte-terapêuticas que a argila possui”, ressalta a coordenadora Municipal da Mulher de São Gabriel do Oeste, Tatiana Sangalli.

Para o diretor do EPFSGO, Dirceu Rondon Simões, o curso de cerâmica tem sido muito positivo para a rotina do presídio. “Agora estamos trabalhando para que novas turmas sejam capacitadas”, informa o diretor. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS