Vasos de cerâmica produzidos por internas do Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste serão expostos na noite da próxima quarta-feira (17), no CCTA (Centro de Capacitação Tecnológica do Avestruz), durante o lançamento do Plano Municipal de Políticas para Mulheres. A exposição faz parte da agenda de festividades natalinas do Município.
As peças a serem expostas foram confeccionadas durante o curso que acontece no presídio desde setembro deste ano, por meio de uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Coordenadoria Municipal da Mulher.
Serão expostas cerca de 40 peças de cerâmica, entre decorativos (vasos e enfeites) e utilitários (panelas, travessas etc.), algumas fazendo alusão ao fortalecimento da identidade feminina na sociedade. “Apresentaremos vasos com o desenho da ‘Flor de Lótus’, umas inteiras e algumas com flores despedaçadas, simbolizando a superação da mulher diante das dificuldades", informa a professora do curso de cerâmica no presídio, Kátia Mantovani.
Curso
O curso de cerâmica que acontece no EPFSGO já dura três meses, com previsão de término para o final deste mês de dezembro. A iniciativa é custeada pela Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste e pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal.
Quinze internas participam da capacitação, que tem como objetivo habilitá-las profissionalmente na produção de vasos, imãs de geladeiras, entre outras peças. “Representa também uma terapia ocupacional, tendo em vista as funções arte-terapêuticas que a argila possui”, ressalta a coordenadora Municipal da Mulher de São Gabriel do Oeste, Tatiana Sangalli.
Para o diretor do EPFSGO, Dirceu Rondon Simões, o curso de cerâmica tem sido muito positivo para a rotina do presídio. “Agora estamos trabalhando para que novas turmas sejam capacitadas”, informa o diretor. (Notícias MS)