O “Circuito Cultural Guarani Conecta Mato Grosso do Sul”, será realizado no dia 10 de junho, um encontro que vai inserir oficialmente o Estado em um projeto que vem sendo gestado desde o início do ano e que promove o intercâmbio multidisciplinar entre instituições e produtores independentes de toda a região guaranítica. O encontro vai acontecer no auditório Tetê Faria, na Câmara Municipal de Bonito.
“Queremos promover a região guaranítica por meio da circulação de ideias e bens culturais. Um trabalho que vai unir gestores do Circuito em vários países para uma triangulação com o governo de Estado e a iniciativa privada”, afirma o paraguaio Oscar Mosqueira, diretor da associação.
O encontro será a primeira ação oficial do “Circuito Cultural Guarani” no Brasil e fortalecerá a ligação do Estado com o projeto que reúne produtores culturais de vários países latino-americanos. Com o objetivo de fazer projetos multidisciplinares em parceria com as instituições governamentais e municipais do Estado, como a cidade de Bonito, que pode dar uma grande visibilidade para o projeto de intercâmbio latino-americano sendo um grande polo de ecoturismo do Brasil.
Também tem o intuito de criar uma rota cultural com vários países da América do Sul, que percorreria toda a região guaranítica, pois cidades fronteiriças sul-mato-grossenses são importantes como os naturais com o Paraguai.
A décima edição do “Bonito Blues & Jazz Festival” vai acontecer entre os dias 8 e 10 de junho. Serão nove atrações musicais de três países: Brasil, Argentina e Paraguai.
“A ideia do Circuito tem a ver com o que a gente vinha pensando na formatação do Festival, que era a integração com nossos países fronteiriços. Então, o nosso esforço agora é que esta integração, de fato, seja concretizada”, finaliza Afonso Rodrigues Jr., diretor do “Bonito Blues & Jazz Festival”.