A quantidade de marcas de pescado reprovadas pela Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM MS), órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) surpreendeu.
Em análise concluída hoje para a Operação Especial de Páscoa, dos 300 quilos de pescado, 15,8 quilos foram reprovados. Segundo o Inmetro, a maioria das irregularidades foi nos pescados congelados, que apresentavam em média 120g a menos que o conteúdo nominal declarado. Uma falta de 10% a 30%, referente a gelo. As marcas reprovadas foram: Leardini, Vitalmar, Costa Sul e Netuno.
A operação analisou a pesagem e o conteúdo estabelecido nas embalagens e além do pescado, ovos de páscoa e também barras de chocolate e bombons foram analisados. A única marca reprovada na pesgem foi a barra de chocolate Chokito. O restante dos 700 ovos, 80 barras e 56 bombons pesados não apresentaram irregularidades.
Os fiscais da AEM percorreram estabelecimentos comerciais da Capital e do município de Dourados, coletando pescados em gerais, ovos, bombons e barras de chocolate, de diferentes marcas e modelos, que foram levados para análise em laboratório. No total foram realizados 72 exames quantitativos.
O diretor presidente da agência, Ademir Osiro, conta que todo processo de perícia é realizado na presença do representante da marca, com hora e local marcados, entanto se nenhum representante da empresa/ indústria comparecer a perícia é realizada da mesma forma.
Após o termino dos exames feitos em produtos nos laboratórios da AEM MS, o fabricante tem até 24 horas para destinar a origem do produto, caso contrário, por parceria firmada com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setass), funcionários da secretaria em carro oficial retiram os produtos da AEM MS, e doam a entidades credenciadas.
DICAS PARA O CONSUMIDOR:
Com relação à numeração que os ovos possuem, o Inmetro adverte que elas servem apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho.
O consumidor deve ficar atento à indicação do peso líquido do ovo de chocolate. Outro item a ser conferido são os brindes que, quando anexados às embalagens, precisam conter todas as informações previstas, como prazo de validade e registro nos órgãos competentes. No caso de brinquedos, deve constar a indicação da faixa etária e a marca de conformidade do Inmetro.