Unidade Hemoterápica Santa Casa-Hemosul em Campo Grande (MS), convoca doadores de sangue após anunciar situação de emergência nesta terça-feira (30). Unidade solicita todos os tipos sanguíneos, agendamento pode ser realizado por telefone e a coleta é realizada no polo da Santa Casa-Hemosul.
Para doar é preciso atentar-se às regras, levar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 55 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue. Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.
Conforme a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.
Serviço:
Doações podem ser agendadas por meio do telefone (67) 3322-4135. A Unidade Hemoterápica Santa Casa-Hemosul está localizada na rua Rui Barbosa, N° 3633, no Centro de Campo Grande. O horário de atendimento é das 7h às 12h e das 13h30 às 17h.