Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 19 de Agosto de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 18 de Março de 2010, 11:38 - A | A

Quinta-feira, 18 de Março de 2010, 11h:38 - A | A

Trem do Pantanal poderá voltar a Corumbá

Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governo de Mato Grosso do Sul está retomando as negociações com a Agência Nacional de Transportes (ANTT) para que o Trem do Pantanal também tenha como rota o município de Corumbá. O objetivo do governo é fazer gestões para que a ANTT cobre da concessionária América Latina Logística (ALL) o cumprimento do cronograma de recuperação da malha férrea no trecho Agente Inocêncio/Porto Esperança – Corumbá.

Para cuidar do assunto, o secretário de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros de Menezes, reúne-se hoje (18), em Brasília, com o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. O secretário vai tratar da necessidade de execução dos investimentos na recuperação dos trilhos para circulação do trem de passageiros no percurso que atravessa o Pantanal.

O Trem do Pantanal já opera entre Campo Grande, Aquidauana e Miranda, com o equipamento turístico diferenciado e o novo nome de Pantanal Express.

Nesse mês, a empresa Serra Verde Express divulgou balanço que mostra os dados das operações do trem prestes a completar um ano de nova fase. A avaliação mostra a movimentação de mais de 4,5 mil passageiros, uma média de quase 500 por mês. A maioria dos turistas tem como origem o Estado de São Paulo.

Inicialmente, a Serra Verde Express investiu, aproximadamente, R$ 2 milhões para implantação desse projeto, entre revitalização de vagões, transportes de equipamentos, contratação de mão-de-obra, qualificação e promoções nacional e internacional. A expectativa para 2010 é de que o Trem do Pantanal encerre o ano tendo transportado cerca de 1.200 passageiros por mês.

O diretor comercial da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, ressalta que esse nicho turístico tem muitas particularidades e que no Brasil ainda está em crescimento. “Estamos aos poucos retomando a força dessa vertente do turismo e expondo ao mundo que sabemos atender bem os amantes de passeios ferroviários”. Porém, ainda há um grande caminho a percorrer. Em 2009 o setor cresceu 9%, conforme dados da Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos Culturais (Abottc).

Para este ano, estão previstas as participações da equipe promocional da empresa em 26 eventos de turismo nacionais, além de dez internacionais e dez roadshows (encontros comerciais). No ano passado, houve participação em 23 feiras nacionais, 12 internacionais e oito roadshows. Esses esforços são adicionados às ações dos governos federal e estadual, que têm colaborado efetivamente nesse processo.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS