O Governo do Estado está realizando uma obra de acesso ao Forte Coimbra, localizado no coração do Pantanal, em Corumbá. Com o objetivo de promover a integração regional, o desenvolvimento econômico em alinhamento com a preservação ambiental, os trabalhos já estão 40% concluídos em um investimento de R$ 33 milhões.
A obra inclui revestimento primário e drenagem em 26,5 km da rodovia MS-454. Desde dezembro do ano passado, as máquinas estão em ação, realizando uma série de tarefas, como limpeza da vegetação, terraplanagem, drenagem, obras de arte e implantação de cercas.
O objetivo é ligar a estrada (MS-454), que parte do entroncamento da BR-262 em Corumbá, até o Forte Coimbra, localizado às margens do Rio Paraguai. Atualmente, os trabalhos estão concentrados no "lote 1" que fica no meio do percurso. As melhorias na estrada fortalecerão o turismo, proporcionarão mais segurança aos usuários e ajudarão no escoamento da produção. A etapa final, que chega ao Forte, encontra-se na fase de projeto e é uma das prioridades do Estado.
"André Luiz Andreasi, engenheiro responsável pela obra, afirmou: 'É uma obra de infraestrutura, envolvendo terraplanagem, revestimento primário e drenagem. Já concluímos quase 40% do projeto. Ela trará maior mobilidade para os residentes da região, beneficiará os agricultores no escoamento de suas produções e melhorará as condições de tráfego para todos'".
Ao longo da estrada existem diversas propriedades rurais, com destaque para a criação de gado, atividade predominante na região. Os trabalhos do Governo estão alinhados com as necessidades logísticas da região, incluindo a elevação da pista em quatro metros para lidar com as cheias, a compactação do aterro, o umedecimento da pista e a movimentação de materiais.
A obra é bastante aguardada pelos moradores da região. Edmundo Ferreira, que trabalha em uma fazenda próxima à estrada, destacou que o acesso melhorado trará benefícios significativos para a locomoção e as condições da área. "Quando chove, fica impossível transitar pela estrada e sair da fazenda. Essa obra vai ajudar muito para quem precisa utilizar a estrada diariamente", pontuou Ferreira.
Além de fortalecer o turismo, o acesso ao Forte Coimbra contribuirá para o desenvolvimento econômico local. Visitantes poderão seguir viagem de carro de Corumbá até as margens do Rio Paraguai, desfrutando de um local repleto de cultura. O destacamento militar possui belas paisagens naturais, um vilarejo e muita história.
Hélio Peluffo, secretário estadual de Infraestrutura e Logística, destacou que a obra é um exemplo de acesso e integração, feita para atender tanto a comunidade quanto o turismo. Ele ressaltou o compromisso do Governo do Estado em desenvolver as cidades em parceria com as lideranças locais.
A empresa responsável pela obra conta com uma equipe de 100 funcionários, sendo 70 diretos e 30 indiretos. Devido à localização remota, a cerca de 100 km da cidade, em meio ao Pantanal, os colaboradores receberam treinamento de primeiros socorros para lidar com possíveis acidentes ou emergências. A preocupação com o meio ambiente também está presente no canteiro de obras, com medidas como banheiros com coleta de resíduos, a fim de evitar a poluição no local. O cuidado com o "verde" e o desenvolvimento sustentável são prioridades na execução do projeto, assim como do Governo Estadual.
Marcelo Iunes, prefeito de Corumbá, ressaltou a importância das obras de infraestrutura nas rodovias, estradas e pontes da região do Pantanal, enfatizando que elas contribuirão significativamente para o acesso e fortalecimento do turismo, especialmente o turismo contemplativo.