Campo Grande 00:00:00 Domingo, 13 de Setembro de 2026


Trânsito Domingo, 13 de Setembro de 2026, 08:51 - A | A

Domingo, 13 de Setembro de 2026, 08h:51 - A | A

Mato Grosso do Sul

Pedidos de primeira CNH crescem 216% após mudanças nas regras

Mais de 7 milhões de solicitações foram registradas entre janeiro e agosto de 2026, segundo o Ministério dos Transportes

Elaine Oliveira
Capital News

Redes Sociais/ Reprodução

CNH digital

CNH digital

A procura pela primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) disparou no Brasil em 2026. Dados do Ministério dos Transportes apontam que 7,3 milhões de pedidos foram registrados entre janeiro e agosto, aumento de 216% em relação aos 2,3 milhões contabilizados no mesmo período de 2025.

O crescimento ocorre após mudanças nas regras para obtenção da habilitação, aprovadas no fim de 2025. Entre as alterações está o fim da obrigatoriedade de aulas presenciais em autoescolas e a possibilidade de realizar cursos teóricos e práticos fora desses estabelecimentos, com instrutores autônomos autorizados ou instituições credenciadas.

Nos primeiros oito meses deste ano, foram realizados 4,4 milhões de cursos teóricos e mais de 2 milhões de novos condutores foram formados. Segundo o governo, o tempo necessário para obter a habilitação caiu 30%, com uma economia estimada em quase R$ 10 bilhões.

Renovação automática

Outro dado divulgado pelo Ministério dos Transportes é a renovação automática da CNH para os chamados “bons condutores”. Entre janeiro e agosto, 1,73 milhão de motoristas tiveram o documento renovado dessa forma.

Para entrar na categoria, o motorista precisa não ter pontos ou infrações registradas na habilitação durante o último ano e estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

No mesmo período, a proporção de novos habilitados que registraram alguma infração caiu 77,1%. Para o ministro dos Transportes, George Santoro, uma das possíveis explicações para a redução está justamente na liberdade de escolha do profissional responsável pelo ensino da direção.

Apesar das mudanças, as autoescolas ainda concentram a maior parte da formação prática. Cerca de 86,8% dos cursos são realizados nesses estabelecimentos, enquanto os instrutores autônomos respondem por 13,2%.

Autoescolas

A flexibilização das regras também ocorre em meio ao fechamento de centros de formação de condutores. Entre janeiro e agosto de 2026, 478 autoescolas encerraram as atividades no país. No mesmo período de 2025, foram 266 fechamentos.

O governo estima que as novas regras possam reduzir em até 80% o custo para obter a CNH. Atualmente, o processo pode chegar a R$ 5 mil, dependendo da região e dos serviços contratados.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação no Brasil. Outros 30 milhões já têm idade para obter a carteira, mas não conseguem arcar com os custos do processo.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS