O tráfego de veículos pesados terá restrições no Centro e em outros pontos de Corumbá. O disciplinamento será regulamentado pela Prefeitura Municipal através da Agetrat (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e prevê a criação de horários específicos e trajetos especiais para os caminhões.
De acordo com a superintendente da Agetrat Silvana dos Santos Ricco Corumbá possuía uma legislação de transporte de cargas muito antiga, datada de 1988, e, que não atendia a demanda da cidade “a delimitação da área era muito pequena, e nós tivemos que rever tudo isso, o projeto da área já está pronto e foi apresentado ao Prefeito que deve em breve assinar o decreto”, informou ao Capital do Pantanal,. Ricco declarou que é determinação da Prefeitura que a Agência apresente o projeto para os segmentos envolvidos com a questão tais como: as transportadoras, exportadoras, importadoras, comércio local, vereadores, e todas as empresas que trabalham com o transporte de cargas.
Segundo ela, isto está sendo feito aos poucos e ocorre para que todos possam se posicionar e opinar e se for caso sugerir algumas alterações no documento. Nos últimos dias os veículos considerados pesados têm transitado por pontos proibidos, inclusive no Centro, devido à greve dos Auditores Fiscais da Receita Federal que tem prejudicado a liberação das cargas na Agesa.
Silvana também informou que em Corumbá segundo dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) existem cadastrados 53 transportadoras, importadoras e exportadoras, mas a partir de um recadastramento feito pela Agência foram constatadas que apenas 47 estão ativas.
A superintendente afirmou que na próxima sexta-feira(28) fiscalização será intensificada em diversos pontos da cidade.