Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 28 de Novembro de 2008, 07:13 - A | A

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2008, 07h:13 - A | A

Termina hoje exposição de artesanato de jovens das Uneis

Da Redação (JG)

A exposição de artesanatos natalinos produzidos pelos jovens das Unidades Educacionais de Internação (Uneis) da Capital termina hoje (28). O evento que teve início terça (25) está sendo realizado no saguão do auditório do Fórum de Campo Grande. A exposição dos trabalhos artesanais é resultado de uma parceria entre a Vara da Infância e Juventude de Campo Grande, Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária - Setas; Secretaria de Estado de Educação (SED), e a escola Professora Evanilda Maria Neres Cavassa.

Segundo a arte-educadora, Márcia Menta, a amostra é o resultado dos trabalhos que vem sendo realizado com os jovens há meses. As atividades fazem um resgate da dignidade. Ela acredita que a arte é uma das formas de ajudar o adolescente a voltar para a sociedade, e espera que a população visite o estande e comprem os produtos e mais, percebam que os adolescentes são capazes e podem fazer coisas bonitas.

Para o juiz Danilo Burin, da Vara da Infância e Juventude da Capital, a exposição é um resultado da ocupação das mentes dos jovens. “Esse momento é importante também para lembrarmos que não é pelo fato de um jovem ter cometido um delito que temos que crucificá-lo, é preciso acreditar na recuperação destes. É necessário oferecer trabalho.”

De acordo com a Coordenadora de Políticas para Diversidades da Secretaria de Educação (SED), Severina Nunes, os jovens das Uneis se envolvem bastante e dividem seu tempo entre sala de aula e aula de artesanato e, para ela este evento é importante para que a população os veja com outros olhos, para que os valorizem e para que comprem os produtos não por piedade mais porque, verdadeiramente, são bonitos.

Em entrevista com alguns garotos presentes no fórum foi possível perceber que muitos encaram o artesanato como um caminho para o progresso pessoal. Todos eles já têm em mente uma profissão a seguir, pois já possuem o conhecimento da realidade social. Dentre as profissões citadas se destacou o Direito, a Contabilidade e a Administração.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS