Campo Grande 00:00:00 Domingo, 27 de Julho de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 17 de Junho de 2009, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 17 de Junho de 2009, 19h:15 - A | A

Sesi da Capital oferece cursos gratuitos de informática aos trabalhadores das indústrias

Redação Capital News (AP) (www.capitalnews.com.br)

O Sesi de Campo Grande começa a levar para as indústrias da região o Projeto Educação Continuada – Informática Básica, que oferta gratuitamente cursos muito exigidos atualmente pelo mercado de trabalho. Ao todo são 1.108 vagas distribuídas em 62 turmas divididas em duas etapas - de junho a agosto e de setembro a novembro -, sendo que os interessados devem se inscrever até o fim deste mês na primeira etapa, que tem 554 vagas e começa na próxima semana, e durante o mês de agosto no caso da segunda etapa, que terá outras 554 vagas e será iniciado em setembro.

Segundo o gerente das áreas de lazer e educação do Sesi da Capital, Márcio Alexandre Alencar, a prioridade é atender o industriário e seus dependentes, além da comunidade do entorno industrial e por isso serão cursos de 40 horas, com duração de dois meses e meio ou três meses e meio, dependendo dos dias da realização das aulas - as segundas, quartas e sextas-feiras ou as terças e quintas-feiras. “Cada turma terá, em média, 18 alunos, sendo dois por computador. As aulas serão realizadas nos laboratórios das Escolas do Sesi Edmundo Macedo Soares e Silva, localizada no centro de Campo Grande, e na Escola Maria José Castello Zahran, no Bairro José Abrão”, informou.

Locais

Os cursos de informática básica também utilizarão os laboratórios de informática do Comando Militar do Oeste (CMO) e os computadores das bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi localizadas no Parque Jacques da Luz, na Moreninha 2, e no Parque Ayrton Senna, no Aero Rancho. “As unidades da Indústria do Conhecimento do Sesi em Rio Verde de Mato Grosso, Aquidauana e Sidrolândia também receberão os cursos para serem ministrados gratuitamente”, acrescentou Márcio Alencar.

As aulas de informática básica ainda poderão ser ministradas nas sedes das próprias indústrias interessadas, nos sindicatos industriais ou em qualquer outro local da comunidade por meio da Unidade Móvel de Inclusão Digital Itinerante do Sesi. “As inscrições podem ser efetuadas nos locais onde os cursos serão ministrados, ou seja, nas escolas do Sesi da Capital, nas bibliotecas da Indústria do Conhecimento da Capital, de Rio Verde, de Sidrolândia e de Aquidauana e até no CMO, além das indústrias onde os cursos serão realizados”, destacou o gerente do Sesi.

Projeto

O Educação Continuada – Informática Básica integra uma série de iniciativas ofertada pelo Sesi para apoiar as indústrias no esforço de aprimoramento de seus quadros, visando à qualidade de vida dos trabalhadores e a elevação da produtividade e competitividade. Ele é um projeto do Sesi Nacional e está sendo implantado em todos os Estados, sendo que a meta em Campo Grande é completar, até dezembro deste ano, 62 turmas e formar 1.108 alunos que terão cumprido cerca de 2.480 horas de curso.

Márcio Alencar ressalta que o Projeto Educação Continuada – Informática Básica está focado no Programa Educação para uma Nova Indústria, de âmbito nacional. “Esperamos elevar o nível de conhecimento do trabalhador da indústria e de seus dependentes, possibilitando o seu crescimento profissional através da inclusão digital”, destacou.

Serviço – As indústrias interessadas em receber a Unidade Móvel de Inclusão Digital Itinerante do Sesi ou os industriários que desejarem fazer o curso podem obter mais informações pelo telefone (67) 3325-7646
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS