Campo Grande Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Cotidiano Domingo, 29 de Setembro de 2019, 08:55 - A | A

Domingo, 29 de Setembro de 2019, 08h:55 - A | A

Evento

Semana de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda-feira

Tema é voltado à bioeconomia, a programação da Semana vai até o próximo sábado

Elaine Silva
Capital News

Na segunda-feira (30) o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a edição 2019 da Semana de Ciência e Tecnologia. O evento será realizado em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.  

 

O tema deste ano é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.  Segundo a assessoria, a escolha da economia ecológica segue a proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para o evento, que ocorrerá em todo o país no mês de outubro. 

 

A programação completa em cada município e o acesso ao sistema de inscrições estão disponíveis na página da SCT. Estão previstas palestras, minicursos e oficinas, além das feiras de ciência e tecnologia que reúnem estudantes do Instituto e dos municípios da região. As atividades vão até sábado, 5, com entrada gratuita e parte delas aberta ao público.

 

Programação

Em Aquidauana, a Semana, que vai de 2 a 4 de outubro, terá exposição de fotografias, competição de engenharia com material reciclável, bate-papo sobre turismo sustentável e um passeio interativo pelo IFMaker - laboratório de suporte à inovação e ao aprendizado do IFMS. Parte das oficinas já estão esgotadas. 

 

Na Capital, as atividades também vão do dia 2 a 4 de outubro. A abertura oficial terá uma mesa-redonda sobre bioeconomia. Outro destaque é o Fórum Pesquisadores, aberto a professores e pesquisadores nas mais diversas áreas.  

 

Em Corumbá, a Semana começa na segunda-feira, 30, e terá sessão de cinema, gincana escolar e um projeto voltado ao incentivo da alimentação saudável entre servidores e estudantes. As atividades vão até 2 de outubro. Parte das oficinas e minicurso se encontram com inscrições esgotadas.  

 

Em Coxim, as atividades também vão do dia 30 de setembro a 2 de outubro. Estão previstos workshops sobre o desenvolvimento da técnica pitch e a construção de projetos científicos para feiras nacionais e internacionais. 

 

Em Dourados, são realizadas exibição de filmes, um seminário sobre o filósofo italiano Giordano Bruno e a primeira edição do Seminário Educação e Tecnologia (Setec), que reúne pesquisadores de Dourados e região. Parte das atividades já se encontra com inscrições esgotadas. A Semana será realizada de 1º a 4 de outubro. 

 

Em Jardim ocorrem exposições artísticas e tecnológicas, uma roda de conversa sobre a participação das mulheres na ciência, um seminário sobre estágio e residência pedagógica e o Observatório de Profissões. As atividades vão de 30 de setembro a 4 de outubro. Parte delas já se encontra com inscrições esgotadas.

 

Em Naviraí, a abertura da Semana terá uma palestra sobre trabalho, emprego e renda. Outras atividades previstas são uma maratona de programação e a inauguração do Núcleo de Tecnologia da unidade, voltado à tecnologia, criatividade, incubação de empresas, prototipagem e inovação. No campus, as atividades vão de 2 a 5 de outubro. 

 

Em Nova Andradina, o evento se inicia no dia 30 de setembro e vai até 4 de outubro. A abertura será na Câmara Municipal com uma palestra sobre o tema da Semana. Outro destaque é a exposição de trabalhos feitos por alunos do do ensino fundamental do município. As atividades ocorrem também no campus, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Sindicato Rural de Nova Andradina. 

 

Em Três Lagoas, a Semana, que vai de 30 de setembro a 4 de outubro, prevê exposição e observação astronômica, preparação para olimpíadas escolares, exibição de filmes, observatório de egressos, apresentações artísticas e visita aos projetos de engenharia e automação.  

 

O Campus Ponta Porã ainda não divulgou a programação local do evento. 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS