Campo Grande Quinta-feira, 30 de Maio de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2008, 11:13 - A | A

Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2008, 11h:13 - A | A

Secreatária de Educação realiza palestra na Espanha

Da Redação (JG)

A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, está em Madri, na Espanha, onde participa do seminário “O Espanhol no Brasil: Situação Atual e Perspectivas Educativas”. A secretária ficará até o dia 6 de dezembro naquele país.

Nilene realizará uma palestra sobre o ensino da língua espanhola na rede estadual de ensino, que está sendo implantado no currículo escolar como matéria obrigatória. Atualmente, 33 escolas estaduais estão oferecendo o idioma espanhol. A expansão de turmas está sendo analisada por gestores e educadores da SED. Estão previstas, nos próximos anos, parcerias com universidades para formação de professores em língua espanhola.

Adequação

Com a implementação da Lei n° 11.161/2007, é exigido que o Brasil, até 2010, conte com um contingente de mais de 26 mil professores de espanhol nas escolas públicas de ensino médio. De acordo com dados da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), o país já tem mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas.

A meta, segundo o Ministério da Educação, será atingida por meio de um esforço conjunto entre governo e universidades para aumentar o número de vagas para licenciatura do curso de letras na modalidade espanhol. O Ministério também está firmando parcerias com secretarias estaduais de ensino para contratação de novos professores, formação inicial, continuada, aperfeiçoamento e capacitação dos professores em exercício.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS