A campanha anual de vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira (4) em Campo Grande, com meta de imunizar cerca de 180 mil cães e gatos. A ação é coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e contará com 64 agentes de endemias, que visitarão cerca de 300 mil imóveis.
Caso os moradores não estejam em casa, os agentes deixarão um aviso com informações sobre a aplicação na sede do CCZ. A médica veterinária Maria Aparecida Conche Cunha reforça a importância da campanha: “Neste ano, já identificamos nove morcegos com raiva em Campo Grande. Daí a importância da vacinação dos animais domésticos.”
Ela alerta que cães e gatos podem interagir com morcegos doentes que caem no chão ou aparecem dentro de casa, aumentando o risco de contaminação. A raiva é uma doença viral quase sempre fatal, tanto para animais quanto para humanos.
Além das visitas, haverá dois “Dias D” com vacinação em pontos fixos, com datas ainda a serem divulgadas. A vacina também está disponível diariamente na sede do CCZ. O lançamento oficial da campanha acontece no Parque Tarsila do Amaral, às 8h da manhã, com a saída das equipes.