Campo Grande Segunda-feira, 17 de Junho de 2024



Saúde e Bem Estar Sexta-feira, 24 de Maio de 2024, 17:28 - A | A

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024, 17h:28 - A | A

Saúde bucal será ampliada para atender mais de 26 milhões de alunos de escolas públicas

Ação vai ser realizadas nas escolas municipais localizadas em mais de 5 mil cidades brasileiras

Juliana Rezende
Capital News

Rovena Rosa/Agência Brasil.

Saúde bucal será ampliada para atender mais de 26  milhões de alunos de escolas municipais

Serão mais de 30 mil equipes atuando na prevenção da saúde bucal dos estudantes de escolas públicas municipais

O governo Federal anunciou, nesta sexta-feira, 24, que investirá R$ 187,8 milhões para viabilizar a compra de insumos e instrumentos para tratamento buscal de estudantes de escolas públicas matriculados no Ensino Básico (infantil e fundamental). A meta é ampliar o acesso e fortalecer a assistência bucal.

A expectativa é que 26 milhões de estudantes de 3 a 14 anos sejam alcançados em 5.055 municípios brasileiros, por meio de 31,2 mil equipes de saúde bucal. Hoje, por exemplo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva participou, em Araraquara (SP) da ação "Mais Saúde Bucal nas Escolas. A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, também esteve presente.

Segundo informações da Agência gov, o investimento do governo federal vai priorizar a viabilização da técnica de Tratamento Restaurador Atraumático aos alunos. Isso significa um tratamento de amplo alcance, minimamente invasivo, que preserva as estruturas dentárias, com materiais de fácil transporte e armazenamento e prático para realização no ambiente escolar. Durante a agenda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Scabello, de Araraquara, além do tratamento das crianças por cirurgiões-dentistas e equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), também serão entregues kits de higiene bucal e será realizado um levantamento epidemiológico com classificação de risco para crianças de 8 a 9 anos matriculadas na rede básica municipal.

Ainda nesta semana, o presidente Lula anunciou que todos os municípios receberão um incremento de R$ 4,3 bilhões para o custeio de multriprofissionais na área de saúde bucal. O recurso é proveniente da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 para 2024, quando o Ministério da Saúde autorizou a recomposição do financiamento do custeio da implantação de todos os serviços relacionados, como equipes de saúde bucal (eSB), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidade Odontológica e Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS