Terça-feira, 21 de Maio de 2024



Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2024, 18:13 - A | A

Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2024, 18h:13 - A | A

Dourados

Primeira pessoa vacinada perdeu o filho de 15 anos para dengue

Campanha de vacinação começou nesta quarta-feira e espera atingir até 150 mil douradenses

Rogério Vidmantas
Capital News

Reprodução/TV Morena

Francisleine Costa perdeu o filho no ano passado para dengue

Francisleine Costa perdeu o filho no ano passado para dengue

O início da campanha de vacinação em massa contra a dengue em Dourados, nesta quarta-feira (3), levou muita gente às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Foi o primeiro dia da ação de saúde coletiva desenvolvida por um convênio entre a Prefeitura de Dourados e o laboratório japonês Takeda, que irá fornecer 300 mil doses da vacina Qdenga para imunizar 150 mil douradenses.

A primeira dose foi aplicada em Francisleine Costa, mãe do adolescente Julio Cesar da Costa, de 15 anos, que morreu vítima da dengue no ano passado. O garoto tinha o sonho de ser jogador profissional e estava nas categorias de base do Ubiratan EC, onde era chamado de “Mbappe do MS”, mas não resistiu à dengue hemorrágica.

Meu filho foi enterrado no dia do aniversário por essa fatalidade

“Meu filho foi enterrado no dia do aniversário por essa fatalidade. Agora a vacina veio e eu estou fazendo campanha para que todos se vacinem para que não passem pela mesma dor que eu. Estou contente por Dourados ser a primeira cidade do Brasil a prestar esse serviço ao público”, disse.

Ela é apenas um dos exemplos de pessoas que sofreram perdas com a doença ou precisaram passar por tratamento e agora querem se proteger contra possíveis contaminações futuras.

A vendedora Maria Aparecida Santana Carvalho Gonçalves, 48 anos, compareceu à UBS da Vila Rosa junto com o marido depois de ver nos noticiários a informação de que a vacinação estava começando. A pressa pelo imunizante tem explicação: ela sofreu múltiplas vezes com a doença.

Rogério Vidmantas/Capital News

Primeira pessoa vacinada perdeu o filho de 15 anos para dengue

Maria Aparecida Santana Carvalho Gonçalves tomou a primeira dose nesta quarta

“Eu estava de manhã assistindo o jornal e assim que vi a notícia de que Dourados era a primeira cidade que teria vacinação, vim me vacinar. Eu já tive essa doença três vezes e a última quase vim à óbito. Nós perdemos ainda uma pessoa querida por dengue. Só temos a agradecer às pessoas que comandam a Saúde de Dourados tiveram de buscar a vacina para população”, disse.

A vacinação contra a dengue acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde de Dourados. O Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) espera aplicar a primeira dose até o fim de março e então, iniciar aplicação da segunda dose, completando o ciclo vacinal que, segundo o laboratório Takeda, garante até cinco anos de proteção.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS