Campo Grande 00:00:00 Domingo, 28 de Junho de 2026


Saúde e Bem Estar Domingo, 28 de Junho de 2026, 13:02 - A | A

Domingo, 28 de Junho de 2026, 13h:02 - A | A

Destaque

Mato Grosso do Sul é destaque nacional em vigilância de vírus respiratórios

Missão técnica do Ministério da Saúde, CDC e TEPHINET reconheceu estratégias adotadas pelo Estado

Viviane Freitas
Capital News

Mato Grosso do Sul recebeu uma missão técnica do Ministério da Saúde, da TEPHINET e do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), dos Estados Unidos, para apresentar as ações desenvolvidas na vigilância de vírus respiratórios. A programação foi encerrada na quinta-feira (25), após três dias de visitas a unidades de saúde e laboratórios.

A escolha do Estado ocorreu devido aos resultados alcançados na vigilância, prevenção e resposta a doenças respiratórias, além da integração entre os diferentes setores da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A gerente de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, Lívia Mello, afirmou que o reconhecimento demonstra a evolução do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. "Mato Grosso do Sul foi escolhido por conseguir implementar medidas eficientes no enfrentamento aos vírus respiratórios, resultado de um trabalho contínuo de qualificação das equipes", destacou.

Durante a visita, os representantes conheceram o Laboratório Central (Lacen), o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, unidades sentinelas em Campo Grande e Sidrolândia, além da atuação da Rede Estadual de Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH), do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e da rede de imunização.

A assessora técnica do Ministério da Saúde, Walquiria Almeida, avaliou que Mato Grosso do Sul está entre os estados mais avançados na adoção das estratégias recomendadas para o monitoramento de vírus respiratórios. "O Estado frequentemente está à frente na implementação de estratégias e na capacidade de resposta da vigilância", afirmou.

Segundo a consultora da TEPHINET, Graziela Alvares, Mato Grosso do Sul foi escolhido tanto pela localização estratégica, com extensa faixa de fronteira, quanto pelos resultados obtidos na vigilância em saúde. A missão também permitiu a troca de experiências para fortalecer as ações de monitoramento e prevenção em todo o país.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS