Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 19 de Julho de 2024


Saúde e Bem Estar Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 18:11 - A | A

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024, 18h:11 - A | A

Quitutes juninos

Aproveite as comidas típicas sem extrapolar a dieta; nutricionista dá o caminho

Para quem esta em processo de emagrecimento, profissional recomenda evitar frituras e bebidas açucaradas

Juliana Rezende
Capital News

Reprodução/Como fazer em casa

“Cesta básica” da Festa Junina caem de preço em 2018

O segredo, de acordo com a nutricionista, é priorizar fontes de fibra e proteína, sem abusar das porções

Os meses de junho e julho são um dos mais esperados por muitas pessoas, afinal, é nessa época do ano que as celebrações de Santo Antônio e São João, reúnem as comidas típicas mais saborosas das quermesses. Obviamente que manter o equilíbrio é o segredo para não extrapolar a dieta sem deixar de saborear os quitutes. A nutricionista Juliana Vieira diz que não existe alimento proibido, o segredo está na moderação, e listou as melhores opções:

1-Pipoca : A pipoca quando é feita apropriadamente com pouco sal e gordura , ou até no microondas , é uma opção excelente por ser fonte de fibras e contribui para saúde intestinal e aumento da saciedade.

2-Espetinhos: Entre os alimentos que combinam com a festa, estão os espetinhos. Eles são ótimas fontes de proteína, mas claro, os de carne e frango.

3- Lanches: Prefira os sanduíches de pernil ou carne louca, essas opções valem como uma refeição completa.

4 - Milho verde cozido: Assim como a pipoca, é melhor ingeri-lo sem manteiga. O milho tem muitas fibras, fortalece a imunidade e pode fazer bem para o coração .

5- Pamonha: Uma preparação que tem o apreço do brasileiro é a pamonha. Também por ser um derivado de milho ele traz diversos benefícios, como a presença de vitaminas, minerais e fibras. Mas sempre de olho na quantidade, e no modo de preparo aqui segue uma receita mais saudável da pamonha.

A profissional da nutrição pontua, também, que quem está em processo de emagrecer deve evitar consumir nos arraiás doces e frituras . "Fiquem de olhos nas bebidas açucaradas, como as batidas, o quentão e os refrigerantes. Frituras, como os pastéis, e pratos feitos com alimentos embutidos, como o cachorro-quente, também devem ser consumidos com cautela. O ideal é fazer trocas saudáveis", finaliza.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS