Santa Casa de Campo Grande realizou nesses primeiros meses de 2021, três casos de urgência na oftalmologia com indicação de transplante de córneas. O transplante dessa quinta-feira (11), foi realizado em um paciente de 64 anos que teve a córnea perfurada devido a uma grave infecção ocular. Numa escala de zero a dez, o comprometimento da córnea estava em grau 9 e o paciente corria o risco de perder o globo ocular. O tratamento clínico já não era suficiente para resolver a situação, sendo o transplante indicado para esse tipo de caso.
Os procedimentos cirúrgicos foram realizados com apoio do Banco de Olhos do hospital que, de janeiro até agora, recebeu os tecidos doados por familiares de oito pacientes que tiveram morte encefálica declarada. De acordo com a assessoria, a próxima etapa do tratamento é evitar a rejeição da córnea, quando o paciente deverá fazer visitas constantes ao ambulatório e ficar atento a alguns sintomas que poderão surgir, conforme explicou a médica oftalmologista Drª Cristiane Bernardes, que também é diretora do Banco de Olhos do Hospital. “Os primeiros seis meses são os mais importantes nesse tratamento. O sucesso do transplante depende também do cuidado que o paciente terá no pós-cirúrgico. Ele deve usar a medicação rigorosamente nos horários e dosagens indicados e buscar atendimento imediatamente, caso tiver sensação de corpo estranho (pode significar um ponto arrebentado), visão mais embaçada, vermelhidão, dor, fotofobia e lacrimejamento”, disse a médica.
Balanço
A Santa Casa é referência em atendimentos oftalmológicos de urgência e emergência e o único hospital no Estado a oferecer o serviço 24h pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Nos últimos três anos foram realizados na instituição 85 transplantes de córneas, sendo 24 transplantes durante a pandemia. Nesse período de enfrentamento à COVID-19, a captação do tecido ficou mais restrita devido a uma determinação do Ministério da Saúde e orientação da Associação Panamericana de Banco de Olhos, Abapo, para garantir a segurança dos pacientes e profissionais.