Campo Grande Quarta-feira, 22 de Maio de 2024



Cotidiano Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008, 13:35 - A | A

Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008, 13h:35 - A | A

SAD vai capacita técnicos de RH para atendimento psicossocial

Da Redação (JG)

Com o objetivo de promover a proteção da saúde e da melhoria da qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos, a Secretaria de Estado de Administração (SAD) tem como proposta, para 2009, implementar um programa de prevenção ao uso indevido de drogas como forma de diminuir o “absenteísmo” e “turnover” (ausência no trabalho), por parte do servidor público estadual.

A SAD tem como missão democratizar e modernizar a gestão pública visando garantir o desenvolvimento organizacional do estado, a satisfação e a ascensão funcional de seus servidores, tendo como alguns de seus eixos de atuação a gestão de recursos humanos e o acompanhamento de programas de saúde do servidor público estadual.

Portanto, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH), da SAD, responsável pelas atividades voltadas à Qualidade de Vida no Trabalho, promoveu na sexta-feira (12), no Auditório Tertuliano Amarílha – Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na Capital, o 1º Encontro de Promoção da Saúde no Trabalho, para discutir temáticas sobre a prevenção ao uso de drogas; perspectivas de tratamento para dependência química, dentre outros assuntos.

O encontro teve como principal objetivo discutir a promoção e proteção da saúde e da melhoria da qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos. Participaram do evento aproximadamente 50 pessoas, dentre elas, servidores públicos e familiares que recebem atendimento psicossocial na questão de dependência química, através da Superintendência de Gestão de Recursos Humanos (SGRH) e da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH) da Secretaria Estadual de Administração.

A coordenadora da CDRH/SAD, Maria Madalena Xavier de Almeida informa que o programa sobre a saúde do servidor público foi implantado em 1993, para oferecer atendimento psicossocial com relação à dependência química a servidores da SAD e seus familiares que vivem esse drama social. “Os atendimentos aos servidores são realizados por profissionais da área médica. Além de psicólogos e assistentes sociais, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. A nossa meta é dar apoio aos demais órgãos estaduais”, disse Maria Madalena.

Atendimento ao servidor

A rotina de trabalho ao atendimento prestado na Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos é realizado através de: triagem com o servidor usuário e a família; acompanhamento individual familiar; atendimento sistemático com orientação, encaminhamento e assistência psicossocial; visitas domicialiares e ou hospitalares e/ou em comunidades terapêuticas em caso de internações.

Proposta de ação para 2009

Segundo Maria Madalena, são poucos os profissionais para a demanda de atendimento psicossocial aos servidores. Portanto, a proposta de ação para 2009, é implementar programa de prevenção ao uso indevido de drogas como forma de diminuir o “absenteísmo” e “turnover” no trabalho (falta ao trabalho). Tendo como meta capacitar, com apoio de parcerias os técnicos da área de Recursos Humanos dos órgãos públicos estaduais, para intervenção e acompanhamento nos casos de alcoolismo e uso de drogas que interferem no trabalho.

De acordo com a SAD a meta é realizar o atendimento em parceria com as organizações não governamentais, como a Cassems, Conselhos, Centros de Recuperação e Instituições Hospitalares.

Absenteísmo e turnover

Segundo estudiosos, por absenteísmo entende-se a ausência não justificada ao trabalho, cuja medida é a relação entre o total de dias ausentes num período e o número de empregados neste período (Hsieh et al, 1994; Gilbert e Sneed, 1992).

O turnover refere-se à perda de um empregado que tem que ser substituído (rotatividade de pessoal), e cuja medida significa a relação entre o número de substituições num determinado período e o número de empregados neste período (Hsieh et al, 1994; Gilbert e Sneed, 1992; Drummond, 1991).

Mais informações sobre o assunto no fone: (67) 3318-1342 (Ariza e Madalena).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS