Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 15 de Fevereiro de 2020, 12:53 - A | A

Sábado, 15 de Fevereiro de 2020, 12h:53 - A | A

Exportação

Rota bioceânica deve iniciar comércio internacional em 4 anos

Para azambuja países do sudeste da Ásia têm condição de ampliar as relações comerciais do Estado

Norton Soares
Capital News

Chico Ribeiro/ MSGOV

Comércio internacional pela rota bioceânica deve ter início em 4 anos

Representantes de países do sudeste asiático vieram conhecer de perto o projeto da rota bioceânica e as potencialidades de Mato Grosso do Sul

Governo anuncia que comércio internacional da rota bioceânica deve estar pronto em quatro anos. Durante visita de embaixadores estrangeiros ao Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (14).

 

 

“Nós vamos inaugurar a ponte em novembro de 2023. Estamos abrindo no dia 29 de março os envelopes da empresa contratada para fazer o projeto da ponte. As obras no Paraguai avançam muito rapidamente. Então, todo o projeto, toda a questão de alfândega, toda discussão, é que no início de 2024 a rota já comece a exportar produtos para o Chile e consequentemente para países asiáticos”, afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

 

Os embaixadores são da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), correspondendo aos países: Mianmar, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã, alguns nunca tinham estado na região Centro-Oeste. Juntos, possuem 700 milhões de habitantes, PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 3,1 trilhões e somente no ano passado, importaram US$ 20 bilhões em produtos do Brasil no ano passado.

 

O governador Reinaldo Azambuja ainda lembrou que países do sudeste da Ásia têm condição de ampliar as relações comerciais do Estado. “São parceiros, mas a parceria ainda está muito aquém da capacidade que temos de ampliar negócio. Temos condição de vender muito mais. Mato Grosso do Sul é um dos grandes exportadores do Brasil, então, o objetivo de trazer esses embaixadores do sudeste asiático é conhecer a produção sul-mato-grossense, a escala industrial, principalmente a qualidade dos nossos produtos. Nós temos produtos industrializados da melhor qualidade, com sanidade, com controle, sem agredir o meio ambiente”, pontuou

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS