As rodovias federais de Mato Grosso do Sul vão receber novamente a partir de 2010 medidores de velocidade. As rodovias, que estavam sem os equipamentos desde 2007, receberão ao todo 97 radares distribuídos em sete rodovias do Estado. De acordo com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) o funcionamento dos 321 radares nas rodovias foi interrompida há dois anos atrás devido ao fim do contrato com o consórcio que restava os serviços. A partir do próximo ano o órgão deverá instalar 2.696 equipamentos em um prazo de cinco anos. O investimento é de R$ 1,4 bilhão.
Em Mato Grosso do Sul serão instaladas 37 barreiras eletrônicas, 54 radares fixos e seis controladores de avanço de sinal. A rodovia que receberá mais equipamentos será a BR-163, com 19 lombadas eletrônicas, 25 radares e um radar de controle de avanço de sinal.
De acordo com o edital do Ministério dos Transportes, serão instalados 1.138 lombadas eletrônicas (também conhecidas como barreiras eletrônicas, mostram a velocidade para o motorista no momento da infração), 1.106 radares fixos (aparelho em postes) e 452 controladores de avanço de sinal vermelho (aparelho usado em trechos urbanos).
Os estados que receberão o maior número de equipamentos serão: Minas Gerais (421), Mato Grosso (221), Goiás (205), Santa Catarina (204) e Espírito Santo (198).
Duas licitações foram abertas e canceladas judicialmente, em razão de questionamentos dos próprios concorrentes. Segundo o Dnit, foi este o motivo para o vácuo deixado no controle de velocidade dos veículos nas rodovias federais.
Seguindo o cronograma de instalação dos equipamentos, algumas rodovias de Rondônia e Mato Grosso vão receber primeiro os controladores de avanço de sinal vermelho. As lombadas eletrônicas serão instaladas primeiro em rodovias do Acre, Rondônia e Mato Grosso. O primeiro lote de radares fixos será levado para rodovias de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia e Goiás.
O Dnit informou que a empresa que vencer o edital terá 60 dias para começar a instalar e fazer funcionar os equipamentos nas rodovias, seguindo o cronograma previsto no documento. O prazo passa a valer após três meses decorridos a partir do dia 8 de outubro, quando as 23 empresas interessadas apresentaram os envelopes com as propostas.
A instalação dos radares vai seguir o cronograma normal da licitação, se não houver nenhum impedimento judicial. Segundo a superintendência do Dnit, cada um dos 23 participantes pode questionar, neste momento, a habilitação dos demais. Caso isso ocorra, o prazo previsto pode ser prolongado por tempo indeterminado, podendo chegar até o cancelamento da licitação.
Segundo balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2008, o número total de acidentes cresceu 9,8% em relação a 2007. No ano passado, foi registrada uma morte a cada 25,1 acidentes, contra uma morte a cada 21,7 acidentes em 2007. Segundo a PRF, 899 mil motoristas foram flagrados em excesso de velocidade nas rodovias federais, em 2008. (Com informações do G1)
Por: Jefferson Gonçalves - (www.capitalnews.com.br)