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Cotidiano Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2016, 13:25 - A | A

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Guia Lopes da Laguna

Pronto laudo técnico que aponta as causas da queda de ponte sobre o rio Santo Antônio

A ponta tinha sido inaugurada em abri de 2012 com investimentos do Ministério da Integração Nacional no valor de R$ 30 milhões

Rafaela Alves
Capital News

O laudo técnico que aponta as causas da queda da ponte de concreto sobre o rio Santo Antônio, no dia 02 de janeiro,  localizada na MS-382, em Guia Lopes da Laguna, distante 228 km de Campo Grande, ficou pronto e já foi entregue para Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).

 

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Divulgação/Agesul

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Segundo assessoria do Governo, o parecer técnico realizado pelo engenheiro civil, contratado em caráter de emergência, Carlos Portugal, a ruína total da ponte se deu pela ocorrência de um fenômeno conhecido como colapso progressivo. Baseado em considerações técnicas como o fato da ponte ser considerada tecnicamente curta o que provocou uma erosão do aterro, a própria erosão deslocou a cortina (elemento estrutural para contenção do aterro) o que levou a instabilidade da ponte. Também foram apontadas várias falhas, sendo uma das principais, a precariedade nos apoios das vigas da superestrutura ( a qual é composta de elementos denominados superiores como transversinas, viga de apoio e laje) sobre as travessas e a falta de eficiência na solidarização transversal das mesmas, ou seja, as travessas não “trabalharam” de forma única na estrutura da ponte, o que também comprometeu sua instabilidade diante de qualquer intercorrência. Ao final, a análise do projeto  também indicou que a durabilidade da ponte estaria comprometida, pois os tirantes das cortinas e as estacas metálicas do pórtico na calha do rio estavam sem a proteção necessária, o que é previsto em Normas Técnicas.

De acordo com o diretor-presidente da Agesul, Marcelo Miglioli, diante do projeto falho e do prejuízo R$ 1,3 milhão com a queda de uma única ponte, será realizada uma auditoria técnica sobre todas as outras que possuem o mesmo projeto.

Ponte
A ponte foi inaugurada em abril de 2012, com investimentos do Ministério da Integração Nacional no valor de R$ 30 milhões, que contemplou também a reconstrução de 37 pontes de madeira danificadas pelas chuvas do ano de 2011.

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