Começou nesta segunda-feira (4) a obrigatoriedade do uso de máscaras para os usuários do transporte coletivo em Campo Grande. A medida está prevista em decreto assinado pelo prefeito Marquinhos Trad. É uma recomendação das autoridades em saúde para evitar a transmissão do novo coronavírus. A máscara poderá ser descartável, reutilizável ou de fabricação caseira.
Para incentivar e orientar a população, fiscais da prefeitura fizeram abordagens nos terminais Guaicurus, Bandeirantes e Júlio de Castilho.
Na terça-feira (5) será a vez dos terminais General Osório e Moreninhas e do Ponto de Integração Hércules Maymone. Já na quarta-feira (6), a ação acontece nos terminais Aero Rancho, Nova Bahia e Morenão.
Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, além do distanciamento social e as medidas de higienização, o uso de máscaras pela população é mais uma ferramenta para impedir o contágio do novo coronavírus.
“Desta forma é possível reduzir a probabilidade de transmissão do vírus por uma pessoa infectada para outra que não esteja com Covid-19, se ambos estiverem fazendo o uso da máscara. Porém, é preciso reforçar que nenhuma medida é 100% e a população deve continuar tendo os cuidados necessário”, comentou.
O prefeito Marquinhos Trad lembra que o decreto também limita o número de passageiros que poderão viajar em pé nos ônibus.
“Nós estamos fazendo a nossa parte que é orientar e criar medidas de segurança. Pedimos a colaboração de todos para seguirem as regras. Lembrando sempre: saiam de casa apenas se necessário, se puderem fique em casa e nos ajudem nesta luta”, afirma o prefeito.