O cronograma de construção da ponte que ligará Três Lagoas a Castilho (SP) vai ser antecipado em seis meses, em relação à previsão inicial, o que garante a entrega da obra em dezembro de 2013. 
 
 De acordo com o superintendente do departamento em Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, a construção, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem a garantia da presidente Dilma Roussef de que não faltarão recursos para a conclusão. “Já estamos com R$ 30 milhões empenhados. O ministro Alfredo Nascimento mandou dizer que reconhece a importância desta obra e que quer vê-la pronta o mais rápido possível”, afirmou Miranda.
A ordem de serviço para a empreiteira dar início à construção foi assinada ontem (15), durante a comemoração dos 96 anos de Três Lagoas, por André Puccinelli e os superintendentes do Dnit em Mato Grosso do Sul e São Paulo às margens do Rio Paraná, bem próximo à antiga ponte ferroviária, e local onde vai ser erguida a nova estrutura rodoviária. O governador lembrou que a concretização do projeto é resultado do trabalho de muitos “para se chegar a esse importante dia de hoje”. 
 
 Puccinelli defendeu que, depois desse investimento, o governo federal avance em outro importante projeto do PAC para o Estado, a construção do ramal ferroviário ligando o sul de MS ao Paraná, que está em fase de estudos de traçado. “Com essa ferrovia, e mais a ligação da Ferrovia Norte-Sul e da Ferrovia do Pantanal, vamos integrar todos os modais”, disse André. 
 
 A ponte Três Lagoas
Castilho será a quinta ligação deste tipo entre os dois estados. A obra de concreto terá 1.344 metros de extensão e 6.648 metros de acessos. Em Três Lagoas, o trecho de acesso completará o traçado definitivo da BR-262, alterando o caminho que leva à barragem da hidrelétrica de Jupiá. Do outro lado do rio Paraná, em São Paulo, uma nova via de acesso será construída da ponte até rodovia estadual SP-300 (Marechal Rondon).
A nova ponte vai absorver esse trânsito, com duas faixas de tráfego com 3,6 metros de largura cada uma, além de acostamentos de 2,5 metros de largura e passagem para pedestres. O Governo Federal vai investir R$ 113 milhões na obra, que tem prazo de três anos para ser concluída e deve gerar na sua fase inicial 180 empregos diretos.
  
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