A Petrobras ainda estuda a localização de uma terceira unidade de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) a ser instalada no País, no valor de aproximadamente US$ 400 milhões, para processar entre 14 milhões e 20 milhões de metros cúbicos diários. A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, informou hoje que a perspectiva é de definir a localização e o tamanho do terminal tão logo seja realizado o leilão A-5 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em agosto. "Estamos dependendo de saber a demanda que virá a partir dos empreendimentos a serem disponibilizados neste leilão", explica.
Segundo ela, se houver a demanda por mais dois ou três milhões de metros cúbicos diários de gás no País, a unidade se fará necessária. "Estou torcendo para que haja um terceiro terminal, para dar maior segurança ao sistema elétrico brasileiro", afirmou.
Ainda segundo a executiva, disputam os investimentos de uma terceira unidade de regaseificação os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. "Ambos têm condições técnicas para abrir o empreendimento, mas tudo vai depender da demanda, se ela vai estar localizada no mercado interno ou se destinaremos para os países do Mercosul", comentou. (Fonte: Agência Estado)
.