Será realizada a cerimônia militar de passagem de Comando Geral do Batalhão da Polícia Militar Ambiental em Campo Grande nesta sexta-feira (17) ás 9h no Bioparque Pantanal. O Comandante Geral da Polícia Militar , Coronel QOPM Renato dos Anjos Garnes e várias autoridades estarão presentes. O novo comando será assumido pelo Tenente Coronel Cleiton Douglas da Silva.
História
A história do batalhão começou em 19 de março de 1987, quando foi criada a Companhia Independente de Polícia Militar Florestal (CIPMFlo) pelo Comando Geral da Polícia Militar. Com sede em Corumbá, a missão era coibir, de forma repressiva, e não havia outra forma de ser, a caça ao jacaré, no pantanal sul-mato-grossense, em uma guerra contra os chamados “coureiros”, a maioria constituída de grupos armados e preparados para o enfrentamento, pelo menos, para se conseguir a fuga.
Considerou-se uma guerra, haja vista que, após a criação da Polícia Militar Florestal ocorreram muitos tiroteios durante as fiscalizações no Pantanal, quando alguns Policiais perderam suas vidas ou foram feridos. Com muita determinação os Policiais conseguiram extirpar a matança de jacarés no Estado, a ponto de alguns estudiosos já apontarem para a superpopulação da espécie no Pantanal. Até hoje, a caça para aproveitamento da pele do animal parou de existir desde àquele tempo.
Depois de vencida a batalha em poucos anos, o Batalhão passou a enfrentar entre outras infrações e crimes ambientais, a pesca predatória, que foi combatida com mais afinco já na década de 1990, depois de vencida a questão da matança do jacaré. Esse problema, a PMA colocou sob controle, com ótimo desempenho preventivo durante a fiscalização, especialmente, em período de piracema e quando a pesca se encontra aberta, fazendo com que os números de apreensões diminuam a cada ano. São em média 1.200 autos de infrações administrativos efetuados por ano no Estado relativamente a diversas infrações ambientais, porém cada vez mais, essas pessoas têm sido autuadas sem que consigam causar grandes degradações, pela eficiência fiscalizatória da PMA.
Em 2002, a Companhia foi promovida a Batalhão,sendo denominado 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental e, atualmente, somente Batalhão de Polícia Militar Ambiental.